sexta-feira, 29 de outubro de 2010

LEIA, LEIA, LEIA !!! ( IM) POSSÍVEIS "LIVROS PROIBIDÕES" !!!

UMA PALAVRA POSTA FORA DO LUGAR ESTRAGA O PENSAMENTO MAIS BONITO
VOLTAIRE

ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DE CAÇA ÀS...?!

NÃO VOCÊ QUASE ACERTOU SE RESPONDEU:  “_ CAÇA À ONÇA (PINTADA) !”

ENTRETANTO, SUA RESPOSTA OMITIU PARTE VALIOSÍSSIMA , INAFIANSÁVEL, DA HISTÓRIA, POIS SE TRATA, AQUI, DA “ONÇA PINTADA DE PEDRINHO, O CAÇADOR QUE NÃO FEZ DA SUA CAÇA A SUA PRESA

A ONÇA PINTADA, “ PINTOU E BORDOU”, EM “CAÇADAS DE PEDRINHO”, O RINOCERONTE LIBERTOU-SE, COM A AJUDA DE PEDRINHO E O PESSOAL DO SÍTIO, FOI ACOLHIDO, COM A HOSPITALIDADE A QUE TEM DIREITO TODO SER, E DO QUE SE HONRA O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO POR SER ESSE ESPAÇO MÁGICO, IDEALIZADO, EM DEFESA DA VIDA, DA “HOSPITALIDADE INCONDICIONAL”, ONDE A OLHOS VISTOS , VIVE-SE A “EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE”, RE-UNINDO TODOS OS SERES, LIVRES E DE INSTINTOS – PULSÕES – DE VIDA, ANDANDO LADO A LADO O LOBO E O CORDEIRO, SEM MANIQUEISMOS DE CONCEITOS, SEM PRÉ-CONCEITOS, ESSE REINO, ARQUÉTIPO DE TODOS OS REINOS, ACABA DE SER JULGADO E PEDRINHO CAÇADO, CENSURADO, “ELE SABE LER E ESCREVER”, É MESMO UM CASO DE POESIA, “TEM A CABEÇA CHEIA DE IDEIAS, E BOAS IDEIAS”; POR ISSO, PEDRINHO, ESTÁ SOB A MIRA DE CAÇADORES, HÁ MUITOS E MUITOS ANOS, ANDA DANDO MAUS EXEMPLOS, COM O POVO DO SÍTIO; SALVO, EVIDENTEMENTE, QUALQUER “PRECONCEITO LINGUÍSTICO”
LJD

• PARODIANDO, E ADVINHANDO-SE POSSÍVEL-, “O CASO PEDRINHO E SUAS CAÇADAS”

UM ADENDO: VALE, AQUI, TRANSCREVER UM PEQUENÍSSIMO, MAS EXPRESSIVO, RESUMO DA HISTÓRIA-TEMÁTICA DO LIVRO “CAÇADAS DE PEDRINHO”

Caçadas de Pedrinho:
Publicado inicialmente em 1933 pela Cia. Editora Nacional, este livro é o desenvolvimento de A Caçada da Onça, editado pela primeira vez em 1924 pela Editora Monteiro Lobato. Em sua versão definitiva, o livro constitui-se de duas histórias: na primeira, a captura de uma onça provoca a invasão do sítio por onças, jaguatiricas, iraras e cachorros do mato. Os personagens conseguem escapar graças a uma idéia da Emília: pernas-de-pau e granada de vespas.
A segunda história narra a chegada ao sítio do rinoceronte Quindim, fugido de um circo.
Narra também as tentativas de captura do animal, por parte de forças do governo, e não deixa dúvida quanto a visão crítica de Lobato em relação à (in)eficiência da burocracia estatal.
Adapt. De texto de Marisa Lajolo
(Apostila 14 de Pré-Modernismo - Literatura Brasileira)
FONTE: http://www.jayrus.art.br/LitBrasil_Simbol_Premoderno.htm

E, AINDA, HÁ DE SE CONSIDERAR:

Em Caçadas de Pedrinho, Monteiro Lobato (1882-1948) - um dos maiores autores de literatura infantil brasileira- na década de 30- mais precisamente, em 1933, lança Caçadas de Pedrinho, mesclan do a fantasia a benfazejas críticas à burocracia brasileira- “daquela época”-, imaginando,criando, a partir de uma situação extraordinária – uma obra prima,uma prévia do “Brasil-brasileiro”. Assim, em síntese, a fuga de um rinoceronte do circo e sua aparição no Sítio é o argumento que leva o narrador a edificar uma história cheia de lances irônicos e cenas beirando ao absurdo, narra o real, critica-o, introduzindo elementos de nossa cultura, faz “falar” o nosso folclore, sabia e persuasivamente, filosofando simples e profundamente, em conversas que se dão entre as suas personagens, como Pedrinho e o Saci, filosofando sobre o medo, a coragem, a morte, liderança, subjugo, os mistérios in-solúveis , as ciências, as religiões, todos os saberes, em “lições da escola e lições da vida”...
LJD

VALE, TAMBÉM, A IRONIA-CATÁRTICA:

...Mas...atenção!!!...acaba de ser anunciada a “nova velha temporada de caça a livros“ ! Dentre as caças mais valiosas, troféu de honra ao mérito ao caçador de Pedrinho , porque ele com sua turminha esquisita dão péssimos exemplos aos leitores. Esse negócio de ter de relacionar palavra e contexto para apreender o significado do que se diz e/ou escreve é balela, bobagem e esperteza de quem gosta de “conversa mole para boi dormir”. Que “obra aberta” , que nada!!! Isso é coisa de quem gosta de invadir “terras alheias” e, “porteiras abertas, fica tudo dominado”. Sem essas manhas, artimanhas, de “liberdade de expressão e informação” que só põe pressão em pré-conceitos , que se disfarçam de “opinião formada”. Que “semiótica” , que nada, vale o escrito, palavras ao pé da letra, o “léxico” está fechado!
LJD

EM DEFESA DA PALAVRA, CAÇADAS DE PEDRINHO É UMA “OBRA DE ARTE” !!!

  • PARA SALVATORE D'ONOFRIO :
A linguagem poética insurge-se contra o automatismo do uso lingüístico, reavivando arcaísmos, criando neologismos, inventando novas metáforas, ordenando de um modo diferente e surpreendente os lexemas no sintagma
(...)Como o significante lingüístico é utilizado de um modo diferente, os significados ideológicos são interpretados sob uma feição toda particular. Ao dar nova vida às palavras, criar o efeito de estranhamento, o poeta obriga o destinatário da obra literária a pensar na essência da condição humana, a refletir nos problemas da verdade, da justiça, do amor, do tempo, da morte etc.
(...)Nem sempre os críticos de arte entraram em acordo na determinação das funções da literatura. As discussões acerca da finalidade da arte são bem antigas e remontam aos primeiros teorizadores da literatura ocidental. Enquanto Platão expulsava de sua República ideal os poetas, por considerar a arte mentirosa, inútil e nociva ao bem-estar social, Aristóteles enaltecia as funções da poesia, atribuindo-lhe uma finalidade catártica. Estão aqui, frente a frente, duas concepções antitéticas. da arte: a de um "estadista", preocupado com o conservadorismo ético-social ameaçado pelo desmascaramento dos valores correntes, que a verdade artística produz no seio da coletividade, e a de um "esteta", que reconhece a arte como sendo bela, útil e indispensável ao convívio humano. Num outro diálogo, As leis, Platão tenta atenuar seu conceito negativista da função artística, reconhecendo a utilidade da arte desde que sua atividade seja programada pelo Estado e orientada para uma finalidade cívica. Mas, na medida em que o filósofo nega a autonomia da arte, destrói-lhe a própria essência, fundamentada na independência em relação ao código lingüístico e ideológico. Com efeito, a arte, sendo livre expressão da faculdade imaginativa e criativa do homem, não pode estar subordinada a injuções de ordem filosófica, científica, religiosa, moral ou patriótica

  • PARA CECÌLIA MEIRELES
A literatura nos mostra o homem com uma veracidade que as ciências talvez não têm . Ela é o documento espontâneo da vida em trânsito. É o depoimento vivo, natural, autêntico... Quando um poeta canta é que nele se operou todo um processo de síntese: sua sensibilidade, sua personalidade recolheu os elementos esparsos do momento, da raça, da terra, dos contatos sociais e espirituais; todo o complexo da vida, na receptividade ativa e criadora de um homem, pode produzir máquinas ou leis, sistemas ou canções

  • PARA GREIMAS :
A literatura é "a tradução das significações sociais inconscientes


ENTRETANTO...LEMOS NOS JORNAIS...

Conselho de Educação quer nova edição de obra com trechos racistas
O Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão colegiado independente ligado ao Ministério da Educação (MEC), publicou nesta semana no Diário Oficial da União a súmula de um parecer a respeito do livro "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato, e sobre obras em geral que contenham trechos considerados racistas e que são distribuídas em escolas públicas.
O parecer aponta assuntos tratados com preconceito no livro, como os negros e as religiões africanas, quando se refere à "personagem feminina e negra Tia Anastácia e as referências aos personagens animais tais como urubu, macaco e feras africanas". Em um trecho do livro, por exemplo, a personagem Emília (do Sítio do Pica-Pau Amarelo) diz: "É guerra, e guerra das boas. Não vai escapar ninguém - nem Tia Nastácia, que tem carne negra".
A obra de Monteiro Lobato faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e é distribuída em escolas públicas de todo o país.
O parecer afirma que o programa segue critérios estabelecidos pela Coordenação-Geral de Material Didático do MEC para a seleção de títulos, e um dos critérios é primar pela "ausência de preconceitos, estereótipos ou doutrinações". Sendo assim, o texto sugere que livros com teor semelhante não sejam selecionados no PNBE ou, caso sejam, a Coordenação-Geral de Material Didático e a Secretaria de Educação Básica do MEC deverão exigir da editora a inserção de uma "nota explicativa" com esclarecimentos ao leitor sobre a presença de estereótipos raciais na literatura.
"Esta providência deverá ser solicitada em relação ao livro Caçadas de Pedrinho e deverá ser extensiva a todas as obras literárias que se encontrem em situação semelhante". diz o documento, aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica do CNE.
Outro trecho do parecer afirma que o governo deve implementar política pública que busque "formar professores que sejam capazes de lidar pedagogicamente e criticamente" com "obras consideradas clássicas presentes na biblioteca das escolas que apresentem estereótipos raciais".
O G1 entrou em contato com a conselheira Nilma Lino Gomes, relatora do parecer. Por e-mail, ela confirmou que o intuito não é proibir obras como "Caçadas de Pedrinho" das escolas. "O parecer segue as recomendações e critérios do próprio MEC para análise da obras literárias a serem adotadas no PNBE", disse.
Nilma destacou o critério de primar pela ausência de preconceitos, estereótipos ou doutrinações, o que pode impedir que outras obras clássicas que tenham teor racista entrem em programas como o Biblioteca na Escola. "Recomenda-se que este princípio seja realmente seguido para análise de todas as obras do PNBE, quer sejam elas clássicas ou contemporâneas."
Ela também criticou matéria da Folha de S.Paulo desta sexta-feira (29) sobre o assunto, publicada com o título "Conselho quer vetar livro de Monteiro Lobato em escolas". "A Folha, mais uma vez, usou de má fé com a temática racial ao colocar a manchete sensacionalista", afirmou.
O texto do parecer ainda não foi homologado pelo Ministério da Educação. Ele segue agora para as mãos do ministro da Educação, Fernando Haddad, que irá analisá-lo e, se necessário, consultar secretarias do MEC e especialistas para colocar ou não em prática as ações indicadas no parecer. Segundo a assessoria do ministério, não há prazo para a decisão.

Sexta-feira, 29 de outubro de 2010, no Dia Nacional do Livro...
Foi manchete na Folha de São Paulo:” Conselho de Educação quer vetar livro de Monteiro Lobato em escolas” (29/10/2010 - 09h32)
“Conselho de Educação quer vetar livro de Monteiro Lobato em escolas
Publicidade
ANGELA PINHO JOHANNA NUBLAT DE BRASÍLIA”

  • Em entrevista à Folha de São Paulo, Antonio Gomes da Costa Neto, o mestrando da UnB que corroborou para “sentenciar” Monteiro Lobato, declara que não quer censurar o autor. Mas, sim, segundo ele, “proteger” Os professores “sem a devida competência”: “os professores, no dia a dia, não tem o preparo teórico para trabalhar com esse tipo de livro. Então, não é que ele deva ser proibido. O que não é recomendado é a sua utilização dentro de escola pública ou privada.“

PIOR A EMENDA QUE O SONETO! “POR QUE NÃO TE CALAS”, ANTONIO GOMES, Ó MESTRANDO DA UNB?!

ENTÃO...A CENSURA NÃO É A MONTEIRO LOBATO, MAS, SIM, “AUXÍLIO” AO PROFESSOR, O “DESPREPARADO”, INGÊNUO PARA TRABALHAR COM LIVRO “TÃO PERIGOSO”?! URGE “ALERTAR” O PROFESSOR, “GUIÁ-LO PARA O CAMINHO DO BEM” ( RE-VISÃO- PRE-VISÃO- PRÉ-OCUPAÇÃO- DE ANTONIO GOMES, (QUASE) UM “MESTRE”,“SEM NENHUMA CONOTAÇÃO DE DIFAMAÇÃO AO PROFESSOR”, “ANTONIO GOMES É AMIGUINHO, AMIGUINHO...”(?!) )
LJD

VOCÊ , AMIGO LEITOR, “ME DÁ A SUA PALAVRA”, “PALAVRA VALE OURO” , JUNTOS, EU E VOCÊ E NOSSAS PALAVRAS BEM-DITAS, SOMOS MAIS FORTES, EM DEFESA DA PALAVRA, DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E INFORMAÇÃO, EM DEFESA DA VIDA, RESPONSÁVEL-ÉTICA, ESTÉTICA-LIBERDADE
LJD

E , ORA, LEIA UM TRECHINHO DO LIVRO “PROIBIDÃO”, CAÇADAS DE PEDRINHO, EM QUE PEDRINHO E O SACI “FILOSOFAM COISAS VÃS (?!)”

DESCONFIO QUE ESTOU SONHANDO...DESCONFIO QUE ISTO É UM PESADELO...NOS PESADELOS É QUE APARECEM MONSTROS HORRÍVEIS. POR QUÊ? POR QUE É QUE HÁ COISAS HORRÍVEIS?
-POR CAUSA DO MEDO, PEDRINHO. SABE O QUE É MEDO?
- SEI , SIM. O MEDO VEM DA INCERTEZA.
- ISSO MESMO- DISSE O SACI- A MÃE DO MEDO É A INCERTEZA E O PAI DO MEDO É O ESCURO. ENQUANTO HOUVER ESCURO NO MUNDO, HAVERÁ MEDO. E ENQUANTO HOUVER MEDO, HAVERÁ MONSTROS COMO OS QUE VOCÊ VAI VER.
— MAS SE A GENTE VÊ ESSES MONSTROS, ENTÃO ELES EXISTEM.
— PERFEITAMENTE. EXISTEM PARA QUEM OS VÊ E NÃO EXISTEM PARA QUEM NÃO OS VÊ. POR ISSO DIGO QUE OS MONSTROS EXISTEM E NÃO EXISTEM. UMA COISA EXISTE QUANDO A GENTE ACREDITA NELA; E COMO UNS ACREDITAM EM MONSTROS E OUTROS NÃO ACREDITAM, OS MONSTROS EXISTEM E NÃO EXISTEM
- NÃO ENTENDO- DECLAROU PEDRINHO.- SE EXISTEM, EXISTEM. SE NÃO EXISTEM, NÃO EXISTEM. UMA COISA NÃO PODE AO MESMO TEMPO EXISTIR E NÃO EXISTIR
-BOBINHO!- DECLAROU O SACI.- UMA COISA EXISTE QUANDO A GENTE ACREDITA NELA; E COMO UNS ACREDITAM EM MONSTROS E OUTROS NÃO ACREDITAM, OS MONSTROS EXISTEM E NÃO EXISTEM
CAÇADAS DE PEDRINHO, MONTEIRO LOBATO, 1965


  • PROSSEGUIMOS, EM DEFESA DA PALAVRA, DA LIVRE EXPRESSÃO E INFORMAÇÃO

EM QUALQUER MOMENTO, O HOMEM É UM PENSAMENTO, E COMO O PENSAMENTO É UMA ESPÉCIE DE SÍMBOLO, A RESPOSTA GERAL À QUESTÃO: QUE É O HOMEM? - É QUE ELE É UM SÍMBOLO.
CHARLES SANDERS PEIRCE
O MENINO DA NOITE
LEDO IVO
Era uma vez a noite e um menino
Pela primeira vez em sua vida, o menino estava contemplando a noite, que era uma descoberta e uma travessia. Então, ele disse, como se estivesse cumprimentando uma pessoa:
__ Boa noite,noite.
Ele estava saudando a escuridão cheia de luzes __ ou luzes cercadas pelas ilhas de escuridão. Ele estava cumprimentando o avião que passava pelo céu como uma constelação que vivesse voando, e ainda as janelas iluminadas das casas dos homens, e os anúncios que se acendiam e se apagavam no alto dos arranha céus.
A tudo o menino dizia boa noite, porque a tudo ele desejava saudar.
Ele sentia que a vida é uma amizade, e queria cercar-se de amigos, mesmo que estes fossem uma estátua na praça, um banco de jardim, uma palavra escrita no muro .
Foi então que, embora a escuridão o cercasse, ele viu.
A PALAVRA ESCRITA NO MURO
Era quase um garrancho, mas o menino leu, letra por letra. E disse:
__ Boa noite.
A palavra respondeu:
__ Boa noite.
Diante da delicadeza da resposta, o menino perguntou:
— Quem é você?
E ela, rindo com todas as letras do seu corpo, respondeu:
__ Sou uma palavra.
O menino pensou que ela estivesse presa, já que não podia sair do lugar, e lhe perguntou:
__ mas quem pôs você aí de castigo no muro?
A palavra retrucou:
__ Eu não estou de castigo. Estou livre. Todas as palavras que você vê nos muros da cidade são livres. Nenhuma delas está em cativeiro.
__ Mas você está presa.
A palavra voltou a desmentir:
__ Eu não estou presa. Num muro, uma palavra é livre como um pássaro. Menino, vou lhe dizer uma coisa para você guardar a vida inteira. Nenhuma palavra vive em cativeiro.
O menino se lembrou, então, de que em sua casa havia um grande dicionário que tinha nome de gente. E ponderou:
__ Mas, num dicionário, as palavras estão presas.
A palavra (seria uma senhora ou uma senhorita? ) riu, exibindo os seus belos e brancos dentes, feitos de sílabas e explicou:
__ Mesmo num dicionário, as palavras são livres. Um dicionário não é uma prisão. È uma praça onde a gente se reúne.
__ Para quê? __ Interrogou o menino.
__ Para servir aos homens. Todos nós temos uma serventia. Estamos a serviço da vida, do amor. Uma palavra é como o sol. Esquenta as pessoas. Quem sabe palavras não sentem frio.
_ Mas quem foi que pôs você aí no muro? __quis saber o menino.
__ Foi um homem. Foi a mão de um homem .
[…]
__ Então, como foi que você nasceu?
__ Eu não nasci. Eu estava voando. Então pousei na mão de um homem como se fosse um passarinho. Elenão precisou de gaiola para me agarrar. Era um homem que tinha vindo de um comício, o povo tinha gritado muito. Ele estava precisando de uma palavra para dizer o que queria, tudo aquilo que estava dentro do seu coração e não podia manifestar-se porque eu ainda não tinha aparecido.Então eu pousei na mão dele.
[…]
__ E como é seu nome, palavra-passarinho? __ quis saber o menino:
__ MEU NOME É LIBERDADE, MENINO.
— A senhora tem um nome muito bonito.
__ Não me chame de senhora. Me chame de você. Eu sou você.
O menino queria ver uma coisa dentro da noite. Despediu-se :
__ Adeus , dona Liberdade. Prazer em conhecê-la.
__ Adeus, menino. Não se esqueça de mim. Seja meu amigo a vida inteira e não se arrependerá.
E “QUE TIPO DE LIVRO” SERÁ, POR EXEMPLO, “AS MIL E UMA NOITES” NA AVALIAÇÃO, NO “JULGAMENTO, DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO”?!

PS: COITADINHA DE SHERAZADE, DESSA VEZ, ELA NÃO ESCAPA!!! HAJA UMA INFINITUDE DE MIL E UMA NOITES, ELA JÁ ESTÁ , INDEFENSÁVEL , PRÉVIA E RESOLUTAMENTE, CONDENADA ...TRISTE FADO, TRISTE SINA...SHERAZADE, BELA, FORMOSA, ELOQUENTE E SENSUAL, “ NÃO ACABOU EM IRAJÁ”( COMO GRETA GARBO), TAMPOUCO ACABOU POR PENSAMENTO E OBRA DE SEU CALIFA- MARAJÁ, MAS PODE ACABAR EM BRASÍLIA...IH, LÁ , TAMBÉM, TEM CONTADORES E FAZEDORES DE HISTÓRIAS INCRÍVEIS, TEM ATÉ MARAJÁS...UMA MORTE MAIS CHIC, BEM...!!!

Com Fúria e Raiva
Com fúria e raiva acuso o demagogo
E o seu capitalismo das palavras
Pois é preciso saber que a palavra é sagrada
Que de longe muito longe um povo a trouxe
E nela pôs sua alma confiada
De longe muito longe desde o início
O homem soube de si pela palavra
E nomeou a pedra a flor a água
E tudo emergiu porque ele disse
Com fúria e raiva acuso o demagogo
Que se promove à sombra da palavra
E da palavra faz poder e jogo
E transforma as palavras em moeda
Como se fez com o trigo e com a terra
Sophia de Mello Breyner Andresen, in "O Nome das Coisas"


*CAÇADORES DE ESCOVAS
Escova.Eu tinha vontade de fazer como os dois homens que vi
sentados na terra escovando osso. no começo achei que aqueles
homens não batiam bem. porque ficavam sentados na terra o dia
inteiro escovando osso.depois aprendi que aqueles homens eram
arqueólogos. e que eles faziam o serviço de escovar osso por amor. e
que eles queriam encontrar nos ossos vestígios de antigas
civilizações que estariam enterrados por séculos naquele chão. logo
pensei de escovar palavras. porque eu havia lido em algum lugar que
as palavras eram conchas de clamores antigos. eu queria ir atrás dos
clamores antigos que estariam guardados dentro das palavras. eu já
sabia também que as palavras possuem no corpo muitas oralidades
remontadas e muitas significâncias remontadas. eu queria então
escovar as palavras para escutar o primeiro esgar de cada uma. para
escutar os primeiros sons, mesmo que ainda bígrafos. começei a
fazer isso sentado em minha escrivaninha. passava horas inteiras,
dias inteiros fechado no quarto, trancado a escovar palavras. logo a
turma perguntou: o que eu fazia o dia inteiro trancado naquele
quarto? eu respondi a eles, meio entresonhado, que eu estava
escovando palavras. eles acharam que eu não batia bem. então eu
oguei a escova fora.
Manoel de Barros

*Título que demos ao texto de Manuel de Barros, focando sintética , e com inteligibilidade poético-narrativa , assinalando, advertindo “sem horrores”, o efeito perverso, nocivo, da pseudo-avaliação, “deseducativa”, coercitiva, censora, porque há aqueles que...


SÓ SABEM DO PERIGO DA CANÇÃO, NÃO DE SUA BELEZA
HORKHEIMER E ADORNO

LJD




terça-feira, 26 de outubro de 2010

COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI, LUZES EN-CANTANDO NOSSA CIDADE

DO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI


ASSUNTO : DO ÚLTIMO DIA TEMÁTICO DO ANO DO AMIGOS DA ESCOLA, NO C.E. JOSE MARTI


Consoante proposta da Superintendência de  RELAÇÕES INSTITUCIONAIS - SEEDUC, o C.E. Jose Marti, contextualizando e circunstancializando "O Dia Temático" aos projetos em consecução em nossa Unidade Escolar, participará com o projeto-evento "SOB AS LENTES DO AMOR, MÚSICA É ANIMA", com início às 18 horas e término às 22 horas, no DIA TEMÀTICO 04/ 11; convocando, a propósito, a comunidade escolar e os pais/ responsáveis por nossos alunos, alunos-trabalhadores , sempre, agentes-partícipes de nossos projetos pela(s),  permanente(s) , in-form-ação (ões). Portanto, anote e participe com sua família de mais um programa de sucesso de nossa escola, à noite, luzes  en-cantando nossa cidade

DO C. E. JOSE MARTI:


NO DIA TEMÁTICO, 04/11/2010- QUINTA-FEIRA, MÚSICA AO VIVO, POR ( PARA ) TODOS OS EN-CANTOS DE NOSSO RIO DE JANEIRO


NO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI


PROGRAMA-EVENTO : "SOB AS LENTES DO AMOR, MÚSICA É ANIMA"


HORÁRIO : INÍCIO ÀS 18 HORAS E TÉRMINO ÀS 22 HORAS


PÚBLICO-NUCLEAR: ALUNOS DO C. E. JOSE MARTI E SUAS FAMÍLIAS- PAIS/RESPONSÁVEIS, ESPOSOS(AS), FILHOS(AS), ENFIM, AMIGOS DE NOSSA ESCOLA




LJD
O CORPO É, NATURAL E POTENCIALMENTE, EX-PRESSÃO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO(S), QUE NÃO ENCLAUSURA, NÃO IMOBILIZA; OUTROSSIM, INSTRUMENTALIZA A LIBERDADE, COADUNANDO MEMÓRIA E DEVIR
LJD
O CORPO É “ANIMA”, EM ESTADO DE GRAÇA
LJD


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

RESPONSABILIDADE ÉTICA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- SEEDUC- CRM III-
C E JOSE MARTIR
DA RESPONSABILIDADE ÉTICA., ESCOLA  AD-MIRAND0...



A “MENINA DE MEUS OLHOS”... Novas velhas in-visibilidades transitam , obliquamente, em novas velhas in-dizibilidades
REFLEXÕES E ITINERÂNCIAS;
OLHARES A-D ( I ) VERSOS; AD-MIRAÇÃO...



Experimentar, devir, contagiar: "O  que pode um Corpo?!



A crescente proeminência de movimentos sociais re-e-dita Sartre: O Inferno são os Outros!


LJD






  • Cada vez mais, vivemos em um mundo no qual você acorda como amante, toma café da manhã como mãe e dirige o seu carro para o trabalho como advogada. Em um mesmo dia, as pessoas passam por transições drásticas, e é evidente que desempenham múltiplas funções. [...] Na internet, você se vê atuando em sete janelas abertas na tela, assumindo literalmente diferentes personalidades em cada uma dessas sete janelas, tendo todos os tipos de relacionamentos, alternando e desempenhando todas as funções simultaneamente, deixando partes de si nessas diferentes janelas, nos programas que escreveu e que o representam enquanto você está em outra janela. Sua identidade é distribuída em uma série de janelas. Cada vez mais, a vida na tela também oferece uma janela para o que somos na vida fora da tela:somos pessoas que alternamos aspectos do eu”
Turkle






  • É sempre uma questão de provar o real através do imaginário, de provar a verdade pelo escândalo, de provar o trabalho por intermédio da greve, de provar o capital pela revolução
BAUDRILLARD


  • Cada novo objeto, uma vez bem contemplado, abre em nós um outro órgão.
Johann Wolfgang von Goethe






  • A realidade nunca é dada de antemão, mas adquirida, gerada pelo desenvolvimento das sociedades. mesmo se a pedra permanece pedra, mesmo se a montanha continua no seu lugar, a maneira de captar a realidade varia ao ritmo da evolução do conhecimento
PAUL VIRILIO


  • É no espaço de interação – espaço público – que os indivíduos assumem a responsabilidade por seus pontos de vista e por quem são.
Hannah Arendt




A DIREÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI


RIO DE JANEIRO, 30 DE SETEMBRO DE 2010

MATRÍCULA 2011 – PRÉ-INSCRIÇÕES ONLINE - C E JOSE MARTI




COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI,  INTEGRANDO A REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO

MATRÍCULA 2011 – PRÉ-INSCRIÇÕES ONLINE



Data: DE 25 DE OUTUBRO ATÉ 28 DE NOVEMBRO


Inscrições: http://www.matriculafacil.rj.gov.br/

SE VOCÊ, CANDIDATO À VAGA, NÃO TIVER ACESSO À INTERNET, É POSSÍVEL FAZER A PRÉ-MATRÍCULA NOS POSTOS DO RIO POUPA TEMPO.

FAÇA SUA OPÇÃO, INSCREVENDO-SE AGORA PARA ESTUDAR CONOSCO, NO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI, ANOTE:


COLEGIO ESTADUAL JOSE MARTI


RUA PROFESSOR PLÍNIO BASTOS- 631-OLARIA ( AO LADO DO OLARIA ATLÉTICO CLUBE)- TELEFONES: 2334-7527 E 2334-7528


U.A 33069948


U.E 181731


ENSINO MÉDIO; FORMAÇÃO GERAL


CURSO REGULAR, NOTURNO


HORÁRIO DAS AULAS: DAS 18 HORAS E 30 MINUTOS ÀS 22 HORAS E 30 MINUTOS, DE SEGUNDA À SEXTA-FEIRA


CONHEÇA MAIS , E MELHOR, A NOSSA ESCOLA, VISITANDO NOSSO BLOG, ONDE ESTAMOS TODOS RE-UNIDOS, PELO AFETO, (RE-)APRENDENDO E ENSINANDO, COM AS NOVAS TECNOLOGIAS COMBINADAS ÀS EMOÇÕES, AOS SENTIMENTOS DA COMUNHÃO, FOMENTADORES , INSTAURADORES E POTENCIALIZADORES DE PROJETOS "PELO BEM DE CADA UM ,  BEM DE TODOS NÓS- UMA ESCOLA NO SINGULAR E NO PLURAL”- , O BEM-COMUM, RE-CONSTRUINDO , COM LIBERDADE E RESPONSABILIDADE, DEMOCRÁTICA E PUBLICAMENTE, O NOSSO PAÍS, IN-FLUINDO PELO MUNDO AFORA... VENHA CONOSCO...


ACESSE NOSSO BLOG, “BLOG DO C. E. JOSE MARTI” :


http://cejosemarti.blogspot.com


A DIREÇÃO DO C E JOSE MARTI
LJD

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CE JOSE MARTI: ESCOLA ENTRE-VISTAS; AMBIÊNCIA INCLUSIVA, CIDADÃ, DEMOCRÁTICA; FLUXO-REFLUXO-INFLUXO

C E JOSE MARTI: A INCLUSÃO PRINCIPIA PELO AMOR

"VENTO, VENTANIA, NÃO NOS LEVE PARA QUALQUER LUGAR..."



PROFESSOR : SABOR-SABER; CONTIDO-ESCANCARADO

 PROFESSORES : CATAVENTOS E GIRASSOIS

DIA DO PROFESSOR 2010- C.E. JOSE MARTI- 14/10/2010

A VIDA HUMANA É SEMPRE UM FLUIR INEXTRICAVELMENTE ENTRELAÇADO DE EMOCIONAR E RACIONALIDADE, ATRAVÉS DO QUAL TRAZEMOS À MÃO DIFERENTES DOMÍNIOS DE REALIDADE



CHAMAMOS DE CONVERSAÇÃO O FLUXO DE COORDENAÇÕES DE AÇÕES E EMOÇÕES QUE NÓS, OBSERVADORES, DISTINGUIMOS COMO OCORRENDO ENTRE SERES HUMANOS QUE INTERAGEM RECORRENTEMENTE NA LINGUAGEM


CADA SER HUMANO PARTICIPA CONCORRENTEMENTE DE DIFERENTES CONVERSAÇÕES SIMULTÂNEAS, QUE SE INFLUENCIAM MUTUAMENTE DE MODO INDIRETO POR MEIO DE NOSSA CORPORALIDADE.
MATURANA

  LJD

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

“NUM MUNDO DE COMUNIDADES DIVERSAS E MISTURADAS” (CULLER) ...HALLOWEEN, TODOS OS SANTOS ...; UMA DAS FACES DO MULTICULTURALISMO

NO CE JOSE MARTI, ADENTRAM TODAS AS CULTURAS, PARTINDO DO LOCAL PARA O GLOBAL, E VICE-VERSA; UMA ESCOLA SEM MUROS É UMA ESCOLA, LITERALMENTE, UMA ESCOLA ABERTA, DESTERRITORIALIZADA, SEM FRONTEIRAS...DAS CULTURAS “PRIMITIVAS” À(S) CIBERCULTURA(S)
  • Entre mitos e ritos
O Samhain é uma das datas mais importantes do calendário pagão e marca duas coisas essenciais: o ano novo Celta e a festa dos mortos. Por toda a Grã-bretanha pagã esta data tem sido celebrada durante séculos. Acredita-se que na noite de 31 de outubro para 1 de novembro a divisão entre o mundo dos vivos e dos mortos é mais ténue, e é possível estabelecer contacto entre uns e outros. É o dia de lembrar os nossos mortos queridos, e o único dia do ano em que os espíritos daqueles que partiram poderiam voltar à terra e confraternizar com os vivos.É um dia de reflexão sobre a mortalidade, e ao mesmo tempo de perceber que tudo na vida é efémero e passageiro. É preciso lidar com o passado para construir um futuro
No século VII o Papa Bonifácio IV designou o dia 1 de Novembro como o “dia de todos os santos”, um dia de honrar santos e mártires.


Esta foi uma prática comum da Igreja Católica ou longo dos tempos: substituir manifestações populares e pagãs por demonstrações previamente aprovadas pela Igreja. (ainda hoje em Portugal, os santos populares não são mais do que uma versão cristianizada de antigos rituais pagãos)
E assim, hoje em dia, celebramos o dia de todos os santos ou dia de finado.

O HALLOWEEN E O DIA DE TODOS OS SANTOS SÃO DUAS FACETAS DE UMA MESMA CELEBRAÇÃO – O SAMHAIN

AS FRONTEIRAS SÃO CONSTRUÇÕES HUMANAS, NÃO SÃO PRODUTOS DA NATUREZA E SIM DA CULTURA
HISTÓRIA Y FUENTE ORAL Nº 12 - WILLIAN KAVANAGH - LA NATURALEZA DE LAS FRONTERAS
"DA CRESCENTE HETEROGENEIDADE CULTURAL QUE A SOCIEDADE TEM VINDO A SOFRER, SURGE A MULTICULTURALIDADE E A INTERCULTURALIDADE... PROMOVER INTERCÂMBIO ENTRE AS DIFERENTES CULTURAS EXISTENTES, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS INTERCULTURAIS PARA ACOLHER “O DIFERENTE COMO DIFERENTE, NEM SUPERIOR NEM INFERIOR, E SIM DISTINTO”"

DIA 08/11/2010,  A PARTIR DAS 18 HORAS, NO CE JOSE MARTI, TODOS ESTAREMOS CON-VIVENDO, ESPECIALMENTE, UMA NOITE DE "TODAS AS GENTES, TODAS AS CULTURAS... A(S) CIBERCULTURAS...
LJD

sábado, 16 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR/2010 : CATAVENTO E GIRASSOL, CON-FUSÕES (D)E COM-PAIXÕES



GALERIA DE ZÉ MACIEL. FLICKR

                                       
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA REG. METROPOLITANA III
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI










PROFESSORES SÃO CATAVENTOS E/OU GIRASSOIS!!!


Catavento e Girassol

Sei que um depende do outro só pra ser diferente, pra se completar
Sei que um se afasta do outro, no sufoco, somente pra se aproximar
Cê tem um jeito verde de ser e eu sou meio vermelho
Mas os dois juntos se vão no sumidouro do espelho
Guinga e Aldir Blanc - Leila Pinheiro



DIA DO PROFESSOR - 2010, CATAVENTOS E GIRASSOIS, (CON) FUSÕES DE COM- PAIXÕES, SER-PROFESSOR, TODAS AS GENTES...TODOS OS REINOS...
LJD


GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI


Catavento e Girassol
Meu catavento tem dentro o que há do lado de fora do teu girassol
Entre o escancaro e o contido, eu te pedi sustenido e você riu bemol
Você só pensa no espaço, eu exigi duração
Eu sou um gato de subúrbio, você é litorânea
Quando eu respeito os sinais vejo você de patins vindo na contramão
Mas quando ataco de macho, você se faz de capacho e não quer confusão
Nenhum dos dois se entrega, nós não ouvimos conselho
Eu sou você que se vai no sumidouro do espelho
Eu sou do Engenho de Dentro e você vive no vento do Arpoador
Eu tenho um jeito arredio e você é expansiva, o inseto e a flor

Um torce pra Mia Farrow, o outro é Woody Allen
Quando assovio uma seresta você dança havaiana
Eu vou de tênis e jeans, encontro você demais, scarpin, soiré
Quando o pau quebra na esquina, cê ataca de fina e me ofende em inglês
É fuck you, bate bronha e ninguém mete o bedelho
Você sou eu que me vou no sumidouro do espelho
A paz é feita num motel de alma lavada e passada
Pra descobrir logo depois que não serviu pra nada
Nos dias de carnaval aumentam os desenganos
Você vai pra Parati e eu pro Cacique de Ramos
Meu catavento tem dentro o vento escancarado do Arpoador
Teu girassol tem de fora o escondido do Engenho de Dentro da flor
Eu sinto muita saudade, você é contemporânea
Eu penso em tudo quanto faço, você é tão espontânea
Sei que um depende do outro só pra ser diferente, pra se completar
Sei que um se afasta do outro, no sufoco, somente pra se aproximar
Cê tem um jeito verde de ser e eu sou meio vermelho
Mas os dois juntos se vão no sumidouro do espelho



OS VENTOS DE MUDANÇA SOPRAM, UMAS PESSOAS CONSTROEM BARREIRAS, OUTRAS CONSTROEM MOINHOS DE VENTO
ÉRICO VERÍSSIMO



DIA DO PROFESSOR - 2010, CATAVENTOS E GIRASSOIS, (CON) FUSÕES DE COM-PAIXÕES, SER-PROFESSOR, TODAS AS GENTES...TODOS OS REINOS...




COLÉGIO ESTADUAL  JOSE MARTI


A DIREÇÃO DA U E, EM 14 DE OUTUBRO DE 2010



PROFESSOR, OS E- FEITOS DA PAIXÃO, DA PALAVRA-DE-HONRA: "ESCANCARO-CONTIDO"
LJD





C. E. JOSE MARTI
A DIREÇÃO DA U E, EM 14 DE OUTUBRO DE 2010
LJD

terça-feira, 12 de outubro de 2010

AD-VINA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE APARECIDA...


TELA NAIF DE CARLUCIO BICUDO
 12 de outubro - DIA DE NOSSA SENHORA DA APARECIDA, DIA DAS CRIANÇAS E DIA DO DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA
12 DE OUTUBRO-DIA DE NOSSA SENHORA DA APARECIDA, A PADROEIRA DO BRASIL
O FERIADO NACIONAL, DECRETADO EM 1980, DEVE-SE À HOMENAGEM A SANTA, A DEVOÇÃO DO POVO BRASILEIRO A NOSSA SENHORA DA APARECIDA , PORÉM, VEM LÁ DO SÉCULO XIII




MAS...POR NOSSA SENHORA!!!ANTES VAMOS REZAR PELA PALAVRA QUE ILUMINA...FAZ-SE MAIS FORTE E BELA A ORAÇÃO..."COM-CIÊNCIA" E RELIGIÃO, “COM - UN (H) I ÃO”...!!!
Desde o descobrimento do Brasil, uma nova força encheu de esperanças a coroa portuguesa, para conseguir êxito na colonização das terras descobertas. Era a “ força espiritual”, ou melhor, a ganância por terra, poder e glória, representada pelos padres da Companhia de Jesus (jesuítas) que, apesar de recém-fundada, tinha conquistado a confiança do rei Dom João III, que decidiu dar-lhes “auxílio e proteção”, em troca pelo “serviço prestado” com a catequese; os jesuítas entregaram-se ao trabalho da catequese, a “evangelização”, conversão do indígena ao catolicismo, era , pois, o “ideal cristão” em terra brasileira, sob o jugo da monarquia portuguesa, Brasil-Colônia
Dentre os jesuítas, estavam Padre Manoel da Nóbrega, Padre Navarro, Padre Galvão e Padre José de Anchieta
Nosso país nasceu sob o signo da Cruz, fiel ao evangelho do SENHOR JESUS e submissa a hierarquia eclesiástica apostólica romana




*( Nem) Isso e (Nem) Aquilo !!!
Certa vez, um cosmonauta e um neurologista russos discutiam sobre religião. O neurologista era cristão, e o cosmonauta não. “Já estive várias vezes no espaço”, gabou-se o cosmonauta, “e nunca vi nem Deus, nem anjos”. “E eu já operei muitos cérebros inteligentes”, respondeu o neurologista, “e também nunca vi um pensamento”.
O mundo de Sofia, Jostein Gaardner
*TÍTULO ATRIBUÍDO POR MIM




A fé é do corpo
Pastores acreditam que a fé vem do que há de menos corpóreo em nós. Neurocientistas têm tentado mostrar que a fé aparece em nós exclusivamente por causa de nosso corpo, que tanto quanto nossos sentimentos amorosos, os sentimentos religiosos estão em função de nossa química interna. Mas há outra dimensão interpretativa para a nossa fé, que também dá atenção ao corpo. Essa dimensão nada tem a ver com pastores e neurocientistas, ela é criada pela filosofia....
Uma vez educados fisicamente, somos educados cultural e religiosamente...
Gerações e gerações transmitiram o que seria a religião por meio do rito, sem perder nada no caminho. Mas, em algum momento, quando o rito apareceu estranho para uma nova geração, justamente por alguma falha educacional, então uma narrativa foi exigida. O que se poderia fazer é o que foi feito; criaram-se histórias capazes de dar um adorno explicativo para o ritual que, antes, nada solicitava – nada melhor para isso que algum mito sobre amor, guerra, traição e honra. Os Jogos Olímpicos podem servir de exemplo. Sua prática e ritual devem ter sobrevivido muito tempo antes de alguém começar a contar sobre como os deuses participavam ou não daquilo tudo...
Essas práticas pagãs conviveram muitos séculos com as práticas nascentes do cristianismo no caldeirão de cultura gerado pelo Império Romano...( a religião cristã) buscou ampliar seus ritos, observando e aproveitando tudo dos romanos.
(...) Em todo o Império Romano tornado oficialmente cristão, onde havia um altar pagão este foi modificado e abrigou um santo cristão
(...) E eis que os santos receberam a fé por movimentos corporais pagãos incrustados, agora, em indivíduos que estavam começando a aprender a serem cristãos.
Danças foram substituídas por cantos, procissões, genuflexões, sinais da cruz no peito e outros movimentos. Mais tarde, com a Igreja, a própria “missa” passou a compor um elenco de movimentos estudados e ensinados. Algo da instituição do teatro em seu casamento com a prática da corporal física de jogos, englobadas sob a palavra “ritual”, nada além de um quase sinônimo da palavra “fé”.
Não há sentimento religioso que consiga sobreviver sem o engajamento do corpo... O sinal da cruz com as mãos não é um sinal para a cruz, é um sinal do corpo para o corpo, para que ele, por esta cinestesia, coloque todos os neurônios em função do sentimento religioso que desperta. Essa cinestesia desperta tudo que tem de despertar. Ela é a fé
A religião é fundamentalmente uma prática corporal...
A fé é do corpo, Paulo Ghiraldelli Jr.-filósofo, escritor e professor da UFRRJ-25/06/2010



Mitos, Ciência e Religiosidade
Começo hoje com a definição de mito dada por Joseph Campbell, uma das grandes autoridades mundiais em mitologia: "Mito é algo que nunca existiu, mas que existe sempre". Sabemos que mitos são narrativas criadas para explicar algo, para justificar alguma coisa. Na prática, não importa se o mito é verdadeiro ou falso; o que importa é sua eficiência... O mito que funciona tem alto poder de sedução, apelando para medos e fraquezas, oferecendo soluções, prometendo desenlaces alternativos aos dramas que nos afligem diariamente...
A fé num determinado mito reflete a paixão com que a pessoa se apega a ele. No Rio, quem acredita em Nossa Senhora de Fátima sobe ajoelhado centenas de degraus em direção à igreja da santa e chega ao topo com os joelhos sangrando, mas com um sorriso estampado no rosto. As peregrinações religiosas movimentam bilhões de pessoas por todo o mundo. É tolo desprezar essa força com o sarcasmo do cético. Querendo trazer a ciência para um número maior de pessoas, eu me questiono muito sobre isso.
Como escrevi antes neste espaço, os que creem veem o avanço científico com uma ambiguidade surpreendente: de um lado, condenam a ciência como sendo materialista, cética e destruidora da fé das pessoas. "Ah, esses cientistas são uns chatos, não acreditam em Deus, duendes, ETs, nada!"
De outro, tomam antibióticos, voam em aviões, usam seus celulares e GPSs e assistem às suas TVs digitais. Existe uma descontinuidade gritante entre os usos da ciência e de suas aplicações tecnológicas e a percepção de suas implicações culturais e mesmo religiosas. Como resolver esse dilema?
(...) O ateísmo é radical demais; melhor optar pelo agnosticismo, que duvida, mas não nega categoricamente o que não sabe
(...) A existência de divindades: não vejo evidência delas, mas não posso descartar sua existência por completo, por mais que duvide dela. Essa coexistência do existir e do não-existir é incômoda tanto para os céticos quanto para os crentes. Mas talvez seja inevitável.
A ciência caminha por meio do acúmulo de observações e provas concretas, replicáveis por grupos diferentes. A experiência religiosa é individual e subjetiva, mesmo que, às vezes, seja induzida em rituais públicos. Como escreveu o psicólogo americano William James, a verdadeira experiência religiosa é espiritual e não depende de dogmas. Apesar de o natural e o sobrenatural serem irreconciliáveis, é possível ser uma pessoa espiritualizada e cética.
Einstein dizia que a busca pelo conhecimento científico é, em essência, religiosa. Essa religião é bem diferente da dos ortodoxos, mas nos remete ao mesmo lugar, o cosmo de onde viemos, seja lá qual o nome que lhe damos.
Folha de São Paulo , artigo do Caderno Mais, 11 de Abril de 2010; Mitos, Ciência e Religiosidade, Marcelo Gleiser - escritor, professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover




E O ENCONTRO É COM-SAGRADO!
REZEMOS A NOSSA SENHORA DA APARECIDA
OS PODERES EXTRAORDINÁRIOS, MILAGROSOS, DA SANTA TEM INÍCIO, CONTA UMA DAS SUAS MUITAS HISTÓRIAS...
Em 1717 , QUANDO os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu, sem sucesso era a pescaria, até que, depois de muitas redes vazias, a rede lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Mas, jogando a rede uma vez mais, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem . As redes. até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. os pescadores, então, limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de nossa senhora da conceição, de cor escura.Durante, aproximadamente 15 anos, a santa ficou na casa de um dos pescadores, Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. e o vigário de Guaratinguetá construiu e inaugurou uma capela a nossa Senhora da Aparecida, em julho de 1745. Com o passar dos anos, mais e mais devotos acorriam aos pés da virgem. A fileira dos devotos da santa foi acrescida, formavam-se romarias, súplicas a santa por milagres espalharam-se pelo Brasil afora. Em 1955, teve início à construção da basílica nova; atualmente, ampliada e reconstruida, a basílica é o Santuário Nacional, localizado em São Paulo, a “cidade de Aparecida do Norte”


O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Aparecida localiza-se em Aparecida, no estado de são paulo, e a sua festa é comemorada anualmente em 12 de outubro



ORA, ENFIM, DE TUDO QUE UM POUCO AQUI FICOU, OREMOS...PALAVRA É FORÇA E PODER !!!

Oração à Nossa Senhora Aparecida
Querida Mãe Nossa Senhora Aparecida.
Vós que nos amais e nos guiais todos os dias,
vós que sois a mais bela das Mães,
a quem eu amo de todo o meu coração.
Eu vos peço mais uma vez que me ajudeis a alcançar uma graça.
Sei que me ajudareis e sei que me acompanhareis sempre,
até a hora da minha morte.




“Nossa senhora me dê a mão, cuida do meu coração, da minha vida, do meu destino...do meu caminho, cuida de mim...”


“Cuida de todos nós, ave-palavra, amém”
LJD









quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ENTRE PRÓS E CONTRAS,...MARIO VARGAS LLOSA- ESCRITOR PERUANO- RECEBE O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA 2010






O PRÊMIO "É UM RECONHECIMENTO À LITERATURA DA AMÉRICA LATINA E DA ESPANHA"
Palavras de Mario Vargas Llosa





7 de outubro de 2010 – quinta-feira_ a Academia Sueca anuncia o ganhador do prêmio Nobel de Literatura 2010; O premiado é o escritor peruano Mario Vargas Llosa, nascido em 1936, hoje, aos 74 anos; Llosa vai receber o Nobel de Literatura 2010 por seis décadas dedicadas à literatura, carreira que começou com uma peça de teatro escrita aos 16 anos, "La Huida Del Inca" (A Fuga do Inca). Novelista e ensaista , Vargas Llosa transforma a realidade do cotidiano peruano em fábulas, crônicas, romances, ensaios, ...literatura, vida...
Vargas Llosa nasceu no Peru , em Arequipa, num vale da cordilheira dos Andes ; Vargas Llosa escreveu mais de 30 romances, peças de teatro, ensaios,...
LJD



OBRAS DE MARIO VARGAS LLOSA
"Os Chefes" (1959)"
A Cidade e os Cachorros" (1963)
"Lituma nos Andes" (1993)
"Os Cadernos de Dom Rigoberto" (1997)
"A Festa do Bode" (2000)
"A Linguagem da Paixao" (2001)


Llosa, “ inicialmente ligado à esquerda que enxergou em Cuba um modelo para o mundo, com o tempo se afastou do grupo, hoje representado por um solitário Gabriel Garcia Márquez, e converteu-se num dos maiores críticos do populismo latino-americano.Em 1990, candidatou-se à presidência do Peru. Chegou ao segundo turno, mas, derrotado por Alberto Fujimori, retornou à vidinha de escritor. Política, agora, só como analista e palpiteiro. Nos últimos anos, ao lado do filho Álvaro Vargas Llosa (um dos autores do Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano), tornou-se uma poderosa voz de oposição ao que chama de governos autoritários e personalistas da América Hispânica (leia-se Hugo Chávez)... a premiação de Llosa significa o reconhecimento, por parte da Academia Sueca e dos europeus escolados, que a democracia latino-americana corre perigo. Pela primeira vez em muitos anos, o Nobel foi para a direita...o Nobel de Literatura, e isso é de conhecimento notório, funciona como uma espécie de extensão do Nobel da Paz, ou seja, o envolvimento político do autor conta horrores na hora da nomeação. A austríaca Elfriede Jelinek e o inglês Harold Pinter, vencedores de 2004 e 2005, eram críticos ferrenhos do governo Bush, prova de que os suecos simpatizam com os discursos da esquerda.
Um Nobel para a Direita, Maicon Tenfen; 8 de outubro de 201


Repercussão do prêmio Nobel para Mario Vargas Llosa...Prêmio também foi assunto na Feira do livro de Frankfurt...


Ferreira Gular, poeta brasileiro que esse ano recebeu o Prêmio Camões:"Achei ótimo porque Vargas Llosa é um ótimo escritor”.

Marcos Vinicios Vilaça, presidente da ABL:"Estou muito satisfeito com a escolha pela qualidade da obra e por ele ser sul-americano. Principalmente porque ele se ocupa bem do Brasil, dos fervores sociais daqui.... Acho importante também nessa época eleitoral, porque Vargas Llosa também já enfrentou uma eleição presidencial no Peru [perdida para Alberto Fujimori]. Mas não vejo uma ligação política na escolha do Nobel, mesmo que Jorge Amado tenha me dito que perdeu o Nobel porque tinha ganho o Stálin. Para falar a verdade, não sou muito entendido de como funcionam essas escolhas do Nobel. De qualquer forma, a Academia festeja a escolha de Vargas Llosa."


Felipe Calderón, presidente de México:"Muitas felicidades ao estimado e admirado Mario Vargas Llosa por ter ganhado o Prêmio Nobel de Literatura. É um orgulho latino-americano."

Juan Carlos I, rei da Espanha:"Uma notícia fantástica para Espanha, sendo tão amigo de Espanha: Te quero muito bem."

Edney Silvestre, jornalista que recentemente ganhou o Jabuti de melhor romance:"Fez-se a justiça. Incrível porque ele é considerado um autor de ‘direita’, e se dizia que ele nunca ganharia pela oposição que fez a Fidel e a Chávez, que o voto da Nobel era de esquerda. É merecido, porque ele revolucionou a literatura...Ele pode até ser vítima de uma crítica ideológica, mas ninguém diz que ele escreve mal.”
Alex Castro, escritor:Vargas Llosa escreveu alguns livros que foram vitais para minha formação. Como adolescente metido a romancista, "Tia Julia e o Escrevinhador" me deu esperanças. Como adolescente procurando direção, "A Guerra do Fim do Mundo", sobre Canudos, me empurrou em direção à História. Depois disso, entretanto, ou sua qualidade caiu muito, ou eu cresci, ou ambos. "Pantaleão e as Visitadoras" ainda é bom, mas "O Falador", "Quem Matou Palomino Molero?" e "Lituma nos Andes" são todos constrangedoramente fracos. Desisti dele e nunca mais olhei pra trás. "Tia Julia" e "Guerra" ainda são importantes pra mim, mas já quase não reconheço seu autor nesse Vargas Llosa atual defensor do mais elitista conservadorismo latino-americano.
G1
Pop & Arte, 07/10/2010; http://g1.globo.com/pop-arte/noticia

*Vargas Llosa, atualmente é colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, de Nova York, onde dá aulas na Universidade de Princeton; Llosa já foi condecorado com o Prémio Cervantes em 1994 e o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras Espanha em 1986, entre outros prêmios, e é membro da Real Academia Española desde 1994.O Prêmio Nobel _ concedido pela Academia Sueca, em Estocolmo _vem acompanhado de um prêmio em dinheiro de US$ 1,6 milhão.

*Em 2009, o prêmio foi dado à escritora alemã Herta Müller, 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura.


*O Nobel de Literatura em 1998 foi conferido a José Saramago, português expoente da literatura mundial, um dos maiores escritores da língua portuguesa do século XX, falecido, recentemente, em 18 de junho de 2010, aos 87 anos de idade; Seu último romance foi "Caim", de 2009, bastante criticado pela Igreja Católica por conta de sua visão pouco ortodoxa do Velho Testamento, recebeu Saramago os prêmio Nobel e Gamões de literatura e, ainda,” o desafeto da igreja católica”; foi assim a justificativa da premiação pela Academia Sueca:” Saramago foi o escritor português que criou uma obra em que, "mediante parábolas sustentadas com imaginação, compaixão e ironia, nos permite captar uma realidade fugitiva”
Sexta-feira (18/06/2010), dia de sua morte, o blog de Jose Saramago traz "Pensar, pensar", uma pequena reflexão do autor sobre a sociedade atual, assim, bem a propósito:

ACHO QUE NA SOCIEDADE ACTUAL NOS FALTA FILOSOFIA. FILOSOFIA COMO ESPAÇO, LUGAR, MÉTODO DE REFEXÃO, QUE PODE NÃO TER UM OBJECTIVO DETERMINADO, COMO A CIÊNCIA, QUE AVANÇA PARA SATISFAZER OBJECTIVOS. FALTA-NOS REFLEXÃO, PENSAR, PRECISAMOS DO TRABALHO DE PENSAR, E PARECE-ME QUE, SEM IDEIAS, NÃO VAMOS A PARTE NENHUMA.
JOSE SARAMAGO, 18/06/2010
LJD

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

REUNIAO




DATA- HORÁRIO: 14/10/2010 ( QUINTA-FEIRA), DAS 19 HORAS ÀS 22HORAS

LOCAL: C E JOSE MARTI, "SALA DE REUNIÃO"

CONVOCAÇÃO: DIREÇÃO E EQUIPE , TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA UNIDADE ESCOLAR- PROFESSORES REGENTES E DE APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICO, ASSOCIAÇÃO DE APOIO DO C E JM, FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS, ALUNOS REPRESENTANTES DE TURMA, GRÊMIO QUANTA ; ENFIM, MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR E DA COMUNIDADE LOCAL, AGENTES-PARTÍCIPES DA VIDA DEMOCRÁTICA E PÚBLICA DE NOSSA ESCOLA

A PALAVRA É ESSENCIALMENTE O MEIO DE SER RECONHECIDO. ELA ESTÁ LÁ ANTES DE TODA COISA QUE ESTÁ POR DETRÁS. E, É POR LÁ QUE ELA É AMBIVALENTE, ABSOLUTAMENTE INSONDÁVEL. O QUE ELA DIZ, É VERDADE? É O QUE NÃO DIZ, É VERDADE? É UMA MIRAGEM. É ESSA MIRAGEM PRIMEIRA QUE VOS ASSEGURA QUE ESTAIS NO TERRITÓRIO DA PALAVRA.
J. LACAN

MUITA EDUCAÇÃO NA NOSSA FESTA! É PORQUE, SÓ PORQUE TE QUERO BEM!!!

FESTA DA CRIANÇADA FELIZ, BEM DO SEU TAMANHO...!!!
DIA 13/10/2010- QUARTA-FEIRA


ABERTURA ÀS 18 HORAS

ENCERRAMENTO ÀS 22 HORAS


PELOS NOSSOS OLHARES E ATITUDES COM QUE NOS EN-CANTAMOS , MÚTUA E RECIPROCAMENTE...NÓS NOS AMAMOS...SABEMO-NOS RESPONSÁVEIS UNS PELOS OUTROS, ISSO É ACEDER À FELICIDADE!
LJD


SE TU VENS, POR EXEMPLO, ÀS SEIS HORAS DA NOITE, DESDE AS CINCO EU COMEÇAREI A SER FELIZ. QUANTO MAIS A HORA FOR CHEGANDO, MAIS EU ME SENTIREI FELIZ. ÀS SEIS HORAS, ENTÃO, ESTAREI INQUIETO E AGITADO: DESCOBRIREI O PREÇO DA FELICIDADE! MAS SE TU VENS A QUALQUER MOMENTO, NUNCA SABEREI A HORA DE PREPARAR O CORAÇÃO...

A GENTE CORRE O RISCO DE CHORAR UM POUCO QUANDO SE DEIXOU CATIVAR*
O PEQUENO PRINCÍPE, ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY



*MAS CHORAR É "CATARSES", LAVA A ALMA, SEMEIA OUTROS AMORES, OUTROS SORRISOS, NÃO IGUAIS É CERTO, E É BOM QUE ASSIM SEJA, AMORES-AMIZADES MAIS "SABIDOS" SÃO, APRENDIDOS NO QUE FOI POR NUNCA TER SIDO...A FESTA VAI RECOMEÇAR, VALE, SEMPRE, AMAR, SER FELIZ
LJD


O VERDADEIRO OBJETIVO DA EDUCAÇÃO, COMO O DE QUALQUER PROCESSO MORAL, É A GERAÇÃO DE FELICIDADE
WILLIAM GODWIN



"HOMO LUDENS, HOMO ARTISTICUS, HOMO MUSICALIS"
*A ETIMOLOGIA DE HOMEM NOS REMETE A HOMO, QUE SIGNIFICA IGUAL, SEMELHANTE ( DO GREGO, HOMÓS ); ; E, SE BUSCAMOS A ORIGEM DA PALAVRA HOMEM, NO LATIM, VAMOS ENCONTRAR AS PALAVRAS LATINAS HOMO, HOMINIS, REFERÊNCIAS AO GENÊRO HUMANO, VAMOS CHEGAR A PALAVRA LATINA HÚMUS, QUE SIGNIFICA AQUELE QUE VEM DO BARRO, DA TERRA, DO SOLO UMEDECIDO PELA ÁGUA



  • PALAVRA CANTADA PRA CANTAR
    PALAVRA CANTADA
    PALAVRA CANTADA PRA CANTAR
  • PALAVRA CANTADA NO CANTO DE TODA CANÇÃO
  • PALAVRA CANTADA PRA DANÇAR
  • PALAVRA EMBALADA NUM CANTO QUALQUER DESSE CHÃO...
    *
    CHÃO DA GENTE, CHÃO DE NOSSA ESCOLA C E JOSE MARTI

  • SENTIR É ANTES DE TUDO SENTIR ALGUMA COISA OU ALGUÉM
    QUE NÃO SOMOS NÓS
    SOBRETUDO: SENTIR COM ALGUÉM.
    ATÉ PARA SE SENTIR A SI MESMO
    O CORPO BUSCA OUTRO CORPO
    SENTIMOS ATRAVÉS DOS OUTROS,
    HERMES PETRINI

CANTA QUE O BEM ESPALHA

OCTÁVIO PAZ


SOMOS MENOS DO QUE SOMOS
SOMOS MAIS DO QUE SOMOS
DE UM LADO, TEMOS SIDO MUITO MENOS DO QUE PODERÍAMOS SER
DE OUTRO, PODEREMOS SER MUITO MAIS DO QUE TEMOS SIDO
SEVERINO ANTONIO




NÓS, DO C E JOSE MARTI, ACREDITAMOS QUE A EDUCAÇÃO TEM SABOR, SABOR DE AFETO, SABER-SABOR DE FESTA. E PARA FAZER JUS A NOSSA ALEGRIA, POR NOSSA ESPERANÇA, DE QUE CONOSCO OUTROS SIGAM, CUIDANDO DE SI E DO OUTRO, POIS ISSO É QUE É PRA MAIS QUE BONITO HUMANO PODE SER. VAMOS TODOS CANTAR, DANÇAR, BRINCAR PARA MAIS, E MUITO MAIS, VALER O BENFAZEJO AMOR QUE MOVE O CORPO E A ALMA DA GENTE, COM-VIVAS À VIDA, À LIBERDADE RESPONSÁVEL, SER FELIZ
LJD
  • AH, VENHA DE "UNIFORME" OU DE "FANTASIA INFANTIL"!!! VAMOS CANTAR, DANÇAR E , NA PRÁTICA DE NOSSO PROJETO FAÇA PARTE - RE-TRATOS DA SOLIDARIEDADE - HONRANDO NOSSOS SELOS DE "ESCOLA SOLIDÁRIA", FAREMOS A DOAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA UM ORFANATO. É PROBLEMA NOSSO; ENTÃO, A SOLUÇÃO, TAMBÉM, É NOSSA; FAZEMOS A NOSSA PARTE!
SE ESSA RUA
SE ESSA RUA FOSSE MINHA
EU MANDAVA
EU MANDAVA LADRILHAR
COM PEDRINHAS
COM PEDRINHAS DE BRILHANTES
PARA O MEU
PARA O MEU AMOR PASSAR
NESTA RUA
NESTA RUA TEM UM BOSQUE
QUE SE CHAMA
QUE SE CHAMA SOLIDÃO
DENTRO DELE
DENTRO DELE MORA UM ANJO
QUE ROUBOU
QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO
SE ROUBEI
SE ROUBEI TEU CORAÇÃO
TU ROUBASTE
TU ROUBASTE O MEU TAMBÉM
SE ROUBEI
SE ROUBEI TEU CORAÇÃO
É PORQUE,
SÓ PORQUE TE QUERO BEM




domingo, 3 de outubro de 2010

NÃO, NÃO É A "TIRIRICA DO BREJO", É A " (O) TIRIRICA" DO BRASIL..."


A VIDA MAIS DOCE É NÃO PENSAR EM NADA.
FRIEDRICH NIETZSCHE


O GRITO (NO ORIGINAL SKRIK) É UMA PINTURA DO NORUEGUÊS EDVARD MUNCH, DATADA DE 1893. A OBRA REPRESENTA UMA FIGURA ANDRÓGINA NUM MOMENTO DE PROFUNDA ANGÚSTIA


E, AQUI, A RELEITURA DA OBRA O GRITO
O PENSADOR É O HOMEM MÁSCULO E FRÁGIL, ESCULTURA DE BRONZE DE AUGUSTE RODIN, RETRATANDO A GRANDE FORÇA INTERNA DO CONFLITO DE PENSAMENTO ; OBRA, ORIGINALMENTE, DENOMINADA O POETA. SERIA USADA PARA REPRESENTAR DANTE ALIGHERI NA ENTRADA DO PORTAL DO INFERNO-A DIVINA COMÉDIA, O INFERNO DO DANTE.. RODIN FEZ SUA PRIMEIRA VERSÃO POR VOLTA DE 1880.


ESTOU, ESTAMOS TODOS NÓS , "TIRIRICA(S) DA VIDA"!!! AFINAL, "BRINCADEIRA TEM HORA"...!!!


VOTO OBRIGATÓRIO E DEMOCRACIA NÃO FORMAM PAR!!! QUE VENHA O VOTO FACULTATIVO, POR RESPEITO À LIBERDADE, À RESPONSABILIDADE!!!
LJD
O PENSADOR
Apoiando na mão rugosa o queixo fino,
O Pensador reflete que é carne sem defesa:
Carne da cova, nua em face do destino,
Carne que odeia a morte e tremeu de beleza.
E tremeu de amor toda a primavera ardente,
E hoje, no outono, afoga-se em verdade e tristeza.
O "havemos de morrer" passa-lhe pela mente
Quando no bronze cai a noturna escureza.
E na angústia seus músculos se fendem sofredores.
Sua carne sulcada enche-se de terrores,
Fende-se, como a folha de outono, ao Senhor forte
Que o reclama nos bronzes.
Não há árvore torcida
Pelo sol na planície, nem leão de anca ferida,
Crispados como este homem que medita na morte.
O PENSADOR DE GABRIELA MISTRAL, NA
TRADUÇÃO DE MANUEL BANDEIRA

POLÍTICA E POLITICALHA (POR RUI BARBOSA)

A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, apura, eleva o merecimento.Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima bem com ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará com o batismo adequado? Politiquice? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais.
POLÍTICA E POLITICALHA, RUI BARBOSA (1849-1923), GRANDE SÁBIO BAIANO , SOBRE A NOBRE ATIVIDADE POLÍTICA E SEU DESVIO NOCIVO, A POLITICALHA

O SOCIAL NASCE DO DESEJO
QUANDO OS CRÍTICOS GREGOS DA DEMOCRACIA ALERTAM PARA O PERIGO DE QUE O POVO POBRE CONFISQUE OS BENS DOS RICOS, ESSE PERIGO É ANÁLOGO AO QUE EXISTE NA TIRANIA OU NA OLIGARQUIA. PARA ARISTÓTELES, HÁ TRÊS REGIMES PUROS E TRÊS DEFORMAÇÕES DOS MESMOS. SÃO PUROS A MONARQUIA, A ARISTOCRACIA E UM REGIME QUE ELE CHAMA DE POLITÉIA, PALAVRA QUE QUER DIZER CONSTITUIÇÃO. SÃO SUAS DEFORMAÇÕES – RESPECTIVAMENTE – A TIRANIA, A OLIGARQUIA E O REGIME QUE ELE CHAMA DE DEMOKRATIA. NOS REGIMES PUROS, O PODER É EXERCIDO DENTRO DA LEI. NAS DEFORMAÇÕES, EXERCE-SE O PODER PELO CAPRICHO, PELAS PAIXÕES, PELA DESMEDIDA. POR ISSO NÃO HÁ GRANDE DIFERENÇA ENTRE TIRANIA, OLIGARQUIA E "DEMOKRATIA". NAS TRÊS, QUEM TEM O PODER É MOVIDO POR UM DESEJO DESGOVERNADO. CONFISCAR OS BENS DOS RICOS É TÃO ERRADO QUANTO O TIRANO OPRIMIR OS POBRES, OU OS OLIGARCAS USAREM DA LEI A SEU ARBÍTRIO. A DEMOCRACIA É O REGIME DO DESEJO. ELA ASSIM É VISTA POR SEUS CRÍTICOS, MAS TAMBÉM POR PARTE DE SEUS DEFENSORES. O DESEJO É A MATÉRIA-PRIMA DOS DIREITOS. SERIA ERRADO IMAGINAR QUE ESTES SURJAM DE UM CÉU LÍMPIDO E ESPLÊNDIDO. ELES NASCEM DO DESEJO.
ESTE TRECHO, DE RENATO JANINE RIBEIRO, FAZ PARTE DO LIVRO A DEMOCRACIA (PUBLIFOLHA, 2001)

A MUDANÇA DO VOTO ESTÁ EXATAMENTE NO PRÓPRIO VOTO”. O VOTO É, TECNICAMENTE, O MELHOR INSTRUMENTO DE MUDANÇA SOCIAL QUE UM PAÍS LIVRE E DEMOCRÁTICO PODE POSSUIR. É UMA CONQUISTA DA SOCIEDADE COMO UM TODO...
Thiago Pellegrini Valverde

E, nesse viés de Thiago Pellegrini, acordamos:
“A MUDANÇA DO VOTO ESTÁ EXATAMENTE NO PRÓPRIO VOTO”, SIM, É VOTANDO PELA - E PARA A - GRANDEZA DO BEM-COMUM QUE RESPONDEMOS COM A GRANDEZA POLÍTICA QUE NOS IDENTIFICA, PELA QUAL NOS CHAMAM, E ASSINAMOS: "BRASILEIROS"

LJD