quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ENTRE PRÓS E CONTRAS,...MARIO VARGAS LLOSA- ESCRITOR PERUANO- RECEBE O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA 2010






O PRÊMIO "É UM RECONHECIMENTO À LITERATURA DA AMÉRICA LATINA E DA ESPANHA"
Palavras de Mario Vargas Llosa





7 de outubro de 2010 – quinta-feira_ a Academia Sueca anuncia o ganhador do prêmio Nobel de Literatura 2010; O premiado é o escritor peruano Mario Vargas Llosa, nascido em 1936, hoje, aos 74 anos; Llosa vai receber o Nobel de Literatura 2010 por seis décadas dedicadas à literatura, carreira que começou com uma peça de teatro escrita aos 16 anos, "La Huida Del Inca" (A Fuga do Inca). Novelista e ensaista , Vargas Llosa transforma a realidade do cotidiano peruano em fábulas, crônicas, romances, ensaios, ...literatura, vida...
Vargas Llosa nasceu no Peru , em Arequipa, num vale da cordilheira dos Andes ; Vargas Llosa escreveu mais de 30 romances, peças de teatro, ensaios,...
LJD



OBRAS DE MARIO VARGAS LLOSA
"Os Chefes" (1959)"
A Cidade e os Cachorros" (1963)
"Lituma nos Andes" (1993)
"Os Cadernos de Dom Rigoberto" (1997)
"A Festa do Bode" (2000)
"A Linguagem da Paixao" (2001)


Llosa, “ inicialmente ligado à esquerda que enxergou em Cuba um modelo para o mundo, com o tempo se afastou do grupo, hoje representado por um solitário Gabriel Garcia Márquez, e converteu-se num dos maiores críticos do populismo latino-americano.Em 1990, candidatou-se à presidência do Peru. Chegou ao segundo turno, mas, derrotado por Alberto Fujimori, retornou à vidinha de escritor. Política, agora, só como analista e palpiteiro. Nos últimos anos, ao lado do filho Álvaro Vargas Llosa (um dos autores do Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano), tornou-se uma poderosa voz de oposição ao que chama de governos autoritários e personalistas da América Hispânica (leia-se Hugo Chávez)... a premiação de Llosa significa o reconhecimento, por parte da Academia Sueca e dos europeus escolados, que a democracia latino-americana corre perigo. Pela primeira vez em muitos anos, o Nobel foi para a direita...o Nobel de Literatura, e isso é de conhecimento notório, funciona como uma espécie de extensão do Nobel da Paz, ou seja, o envolvimento político do autor conta horrores na hora da nomeação. A austríaca Elfriede Jelinek e o inglês Harold Pinter, vencedores de 2004 e 2005, eram críticos ferrenhos do governo Bush, prova de que os suecos simpatizam com os discursos da esquerda.
Um Nobel para a Direita, Maicon Tenfen; 8 de outubro de 201


Repercussão do prêmio Nobel para Mario Vargas Llosa...Prêmio também foi assunto na Feira do livro de Frankfurt...


Ferreira Gular, poeta brasileiro que esse ano recebeu o Prêmio Camões:"Achei ótimo porque Vargas Llosa é um ótimo escritor”.

Marcos Vinicios Vilaça, presidente da ABL:"Estou muito satisfeito com a escolha pela qualidade da obra e por ele ser sul-americano. Principalmente porque ele se ocupa bem do Brasil, dos fervores sociais daqui.... Acho importante também nessa época eleitoral, porque Vargas Llosa também já enfrentou uma eleição presidencial no Peru [perdida para Alberto Fujimori]. Mas não vejo uma ligação política na escolha do Nobel, mesmo que Jorge Amado tenha me dito que perdeu o Nobel porque tinha ganho o Stálin. Para falar a verdade, não sou muito entendido de como funcionam essas escolhas do Nobel. De qualquer forma, a Academia festeja a escolha de Vargas Llosa."


Felipe Calderón, presidente de México:"Muitas felicidades ao estimado e admirado Mario Vargas Llosa por ter ganhado o Prêmio Nobel de Literatura. É um orgulho latino-americano."

Juan Carlos I, rei da Espanha:"Uma notícia fantástica para Espanha, sendo tão amigo de Espanha: Te quero muito bem."

Edney Silvestre, jornalista que recentemente ganhou o Jabuti de melhor romance:"Fez-se a justiça. Incrível porque ele é considerado um autor de ‘direita’, e se dizia que ele nunca ganharia pela oposição que fez a Fidel e a Chávez, que o voto da Nobel era de esquerda. É merecido, porque ele revolucionou a literatura...Ele pode até ser vítima de uma crítica ideológica, mas ninguém diz que ele escreve mal.”
Alex Castro, escritor:Vargas Llosa escreveu alguns livros que foram vitais para minha formação. Como adolescente metido a romancista, "Tia Julia e o Escrevinhador" me deu esperanças. Como adolescente procurando direção, "A Guerra do Fim do Mundo", sobre Canudos, me empurrou em direção à História. Depois disso, entretanto, ou sua qualidade caiu muito, ou eu cresci, ou ambos. "Pantaleão e as Visitadoras" ainda é bom, mas "O Falador", "Quem Matou Palomino Molero?" e "Lituma nos Andes" são todos constrangedoramente fracos. Desisti dele e nunca mais olhei pra trás. "Tia Julia" e "Guerra" ainda são importantes pra mim, mas já quase não reconheço seu autor nesse Vargas Llosa atual defensor do mais elitista conservadorismo latino-americano.
G1
Pop & Arte, 07/10/2010; http://g1.globo.com/pop-arte/noticia

*Vargas Llosa, atualmente é colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, de Nova York, onde dá aulas na Universidade de Princeton; Llosa já foi condecorado com o Prémio Cervantes em 1994 e o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras Espanha em 1986, entre outros prêmios, e é membro da Real Academia Española desde 1994.O Prêmio Nobel _ concedido pela Academia Sueca, em Estocolmo _vem acompanhado de um prêmio em dinheiro de US$ 1,6 milhão.

*Em 2009, o prêmio foi dado à escritora alemã Herta Müller, 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura.


*O Nobel de Literatura em 1998 foi conferido a José Saramago, português expoente da literatura mundial, um dos maiores escritores da língua portuguesa do século XX, falecido, recentemente, em 18 de junho de 2010, aos 87 anos de idade; Seu último romance foi "Caim", de 2009, bastante criticado pela Igreja Católica por conta de sua visão pouco ortodoxa do Velho Testamento, recebeu Saramago os prêmio Nobel e Gamões de literatura e, ainda,” o desafeto da igreja católica”; foi assim a justificativa da premiação pela Academia Sueca:” Saramago foi o escritor português que criou uma obra em que, "mediante parábolas sustentadas com imaginação, compaixão e ironia, nos permite captar uma realidade fugitiva”
Sexta-feira (18/06/2010), dia de sua morte, o blog de Jose Saramago traz "Pensar, pensar", uma pequena reflexão do autor sobre a sociedade atual, assim, bem a propósito:

ACHO QUE NA SOCIEDADE ACTUAL NOS FALTA FILOSOFIA. FILOSOFIA COMO ESPAÇO, LUGAR, MÉTODO DE REFEXÃO, QUE PODE NÃO TER UM OBJECTIVO DETERMINADO, COMO A CIÊNCIA, QUE AVANÇA PARA SATISFAZER OBJECTIVOS. FALTA-NOS REFLEXÃO, PENSAR, PRECISAMOS DO TRABALHO DE PENSAR, E PARECE-ME QUE, SEM IDEIAS, NÃO VAMOS A PARTE NENHUMA.
JOSE SARAMAGO, 18/06/2010
LJD

Nenhum comentário:

Postar um comentário