quinta-feira, 14 de abril de 2011

C E JOSE MARTI: FORMAÇÃO DE CIDADANIA, RESPONSABILIDADE ÉTICA E SOCIAL

GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA – GIDE

A QUALIDADE POLÍTICO- SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR



MÉTODO PARA ATINGIR METAS:
- O MÉTODO PDCA DE GERENCIAMENTO;
- PADRONIZAÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS.


    
 CICLO PDCA
     O CICLO PDCA , CICLO DE SHEWHART OU CICLO DE DEMING



• PLAN (PLANEJAMENTO) . ESTABELECER MISSÃO, VISÃO, OBJETIVOS (METAS); (METODOLOGIAS)


• DO (EXECUÇÃO) : REALIZAR, EXECUTAR AS ATIVIDADES.


• CHECK (VERIFICAÇÃO) : MONITORAR E AVALIAR PERIODICAMENTE


• ACT (AÇÃO) : AGIR DE ACORDO COM O AVALIADO E DE ACORDO COM OS RELATÓRIOS

A QUALIDADE É UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS OS EMPREGADOS E NASCE DA TOMADA DE ACÇÕES CONCRETAS. NÃO É CRIADA POR DEPARTAMENTOS, COMISSÕES OU NORMAS IMPOSTAS E CONTROLADAS POR TERCEIROS.
FONTE: QUALITY IS STILL FREE, DE PHILIP CROSBY


NA CONFERÊNCIA MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS - UNESCO, REALIZADA EM JOMTIEN, NA TAILÂNDIA, EM 1990, FORAM DEFINIDOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO; ASSIM, AQUI, TRANSCREVEM-SE , RESUMIDAMENTE, OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO NA “ERA DO CONHECIMENTO”



*PELO VIÉS DA FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO



UNESCO: OS QUATRO PILARES DA “EDUCAÇÃO PÓS-MODERNA


  • Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

  • Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ap desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

  • Aprender a viver juntos desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

  • Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligencia na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.

(*) Texto transcrito do Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para Todos, educação para o Século XXI




SE VOCÊ QUISER ECONOMIZAR TEMPO NA PROCURA DO CULPADO, COMECE NA SUA PRÓPRIA MESA. O CULPADO JÁ SE FOI…SOBROU O PROBLEMA
W. EDWARDS DEMING (1900-1993)

















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