A QUALIDADE POLÍTICO- SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
MÉTODO PARA ATINGIR METAS:
- O MÉTODO PDCA DE GERENCIAMENTO;
- PADRONIZAÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS.
CICLO PDCA
O CICLO PDCA , CICLO DE SHEWHART OU CICLO DE DEMING
• PLAN (PLANEJAMENTO) . ESTABELECER MISSÃO, VISÃO, OBJETIVOS (METAS); (METODOLOGIAS)
• DO (EXECUÇÃO) : REALIZAR, EXECUTAR AS ATIVIDADES.
• CHECK (VERIFICAÇÃO) : MONITORAR E AVALIAR PERIODICAMENTE
• ACT (AÇÃO) : AGIR DE ACORDO COM O AVALIADO E DE ACORDO COM OS RELATÓRIOS
A QUALIDADE É UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS OS EMPREGADOS E NASCE DA TOMADA DE ACÇÕES CONCRETAS. NÃO É CRIADA POR DEPARTAMENTOS, COMISSÕES OU NORMAS IMPOSTAS E CONTROLADAS POR TERCEIROS.
FONTE: QUALITY IS STILL FREE, DE PHILIP CROSBY
NA CONFERÊNCIA MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS - UNESCO, REALIZADA EM JOMTIEN, NA TAILÂNDIA, EM 1990, FORAM DEFINIDOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO; ASSIM, AQUI, TRANSCREVEM-SE , RESUMIDAMENTE, OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO NA “ERA DO CONHECIMENTO”
*PELO VIÉS DA FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO
UNESCO: OS QUATRO PILARES DA “EDUCAÇÃO PÓS-MODERNA
- Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.
- Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ap desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.
- Aprender a viver juntos desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
- Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligencia na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.
(*) Texto transcrito do Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para Todos, educação para o Século XXI
SE VOCÊ QUISER ECONOMIZAR TEMPO NA PROCURA DO CULPADO, COMECE NA SUA PRÓPRIA MESA. O CULPADO JÁ SE FOI…SOBROU O PROBLEMA
W. EDWARDS DEMING (1900-1993)
Nenhum comentário:
Postar um comentário