domingo, 1 de maio de 2011

TRABALHAR: VERBO TRANSITIVO-PROJETO INTERTÍTULO DO PPP DO C E JOSE MARTI

1º MAIO: DIA DO TRABALHO

VIVAS! VIVAS A TODOS NÓS , TRABALHADORES , TODOS OS DIAS TRABALHANDO, COM ÉTICA E COMPETÊNCIA,  POR UM MUNDO DE JUSTIÇA SOCIAL E PAZ!!!

TRABALHO, ESTUDO E LAZER, PRIVILEGIAMOS NOSSAS NECESSIDADES HUMANAS: DE AMAR, BRINCAR, CONVIVER, REFLETIR, CONVERSAR.A Declaração dos Direitos Humanos visa garantir direitos civis, políticos e sociais, entre os quais se inclui o trabalho, a segurança no trabalho, na vida, o que se configura uma condição essencial para a promoção da dignidade humana.





Ao mesmo tempo em que se intensificam as ações afirmativas de direito visando à inclusão social, observamos que há intensificação da violência nas famílias, nas escolas, nas ruas. É notória a exigência por mudanças, por transformações em nossas vidas, pessoais e profissionais para não ficarmos alijados das maravilhas “fabricadas” pelo homem-trabalhador, que pensa, sonha, imagina e cria para seu deleite, seu prazer, tantas maravilhas a compartilhar, para dividir e multiplicar e, por isso-e para isso- trabalhamos, com nossos pés no chão , dando-nos os caminhos da imaginação, por onde chegaremos ao mundo querido e conquistado “para nossa honra e glória”: trabalhadores sim, homo sapiens , também,  ludens, faber e demens.

O homem tem direitos inalienáveis como direito à vida e à liberdade.

OS MÉTODOS DE TRABALHO ESTÃO INDISSOLUVELMENTE LIGADOS A UM DETERMINADO MODO DE VIVER, DE PENSAR E DE SENTIR A VIDA
A.Gramsci


No mundo Pós-moderno, na Era da globalização, no Capitalismo Tardio, na Era do Relativismo, na Era da Informação, na Era da Incerteza; enfim, seja lá como for nomeado esse tempo em que vivemos, estamos todos imersos num tempo que nos mobiliza a pensar, pensar profundamente, sobre as muitas, incontáveis mesmo, mudanças com que nos deparamos no nosso dia-a-dia e pelas quais precisamos responder, ao menos de maneira satisfatória, para sermos agentes-partícipes desse mundo .Portanto, dentre tantos afazeres que nos cabem, a qualificação profissional constitui-se hoje numa forma indispensável para transformar o trabalho numa esfera de inclusão, sendo assim um direito de cidadania.

Devemos estar cientes de que a relação homem-trabalho tem de ser uma linha de encontro e de conquistas vivenciais, congregando necessidade, utilidade, desejo e prazer


A propósito, na encíclica “Laborem Exercens”, João Paulo II afirmava que o trabalho constitui uma dimensão fundamental da existência do homem, desde logo porque é um meio de realização da pessoa humana.


DESEMPREGO NÃO É TÃO SOMENTE ANTÔNIMO DE EMPREGO; DESEMPREGO É EXCLUSÃO SOCIAL , É ANTICIDADANIA, COMO DIZ GONZAGUINHA , “E VIDA É TRABALHO/ E SEM O SEU TRABALHO / UM HOMEM NÃO TEM HONRA/ E SEM A SUA HONRA / SE MORRE, SE MATA / NÃO DÁ PRA SER FELIZ / NÃO DÁ PRA SER FELIZ


A relação do homem com o trabalho. desde os primórdios dos tempos, sempre foi intensa, coflitada, na busca pela dignidade, pela liberdade, pela justiça e paz . A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos trabalhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar permanentes avanços na direção da felicidade do ser humano
ETIMOLOGIA DA PALAVRA TRABALHO
A palavra Trabalho deriva do latim "tripaliare", que significa torturar, pois era um instrumento com três paus para torturar, daí passou a ideia de sofrer ou esforçar-se e, por fim, de trabalhar ou agir.


• No Brasil, como não poderia deixar de ser, as comemorações do 1º de maio também estão relacionadas à luta dos trabalhadores. Com Getúlio Vargas (dois períodos de governo:1930/45 e 1950-54), o 1º de maio ganhou status de “dia oficial” do trabalhor, com as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores, como o reajuste anual do salário mínimo ou a redução de jornada de trabalho para oito horas. Vargas, emblemático governante brasileiro, circulando na história do Brasil como figura paradoxal, errante, entre a ditadura e a democracia, criou o Ministério do Trabalho, promoveu uma política de atrelamento dos sindicatos ao Estado, regulamentou o trabalho da mulher e do menor, promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo o direito a férias e aposentadoria. Mas a luta do trabalhador não terminou, ainda há muito a conquistar para que todo trabalhador usufrua do produto de seu trabalho, gozando de vida saudável e prazerosa , feliz. E para isso, irrefutavelmente, colabora a escola, empreendendo mudanças para acompanhar esse “mundo do trabalho”, oportunizando a todo trabalhador – todo aluno-trabalhador – a inclusão nesse mundo do trabalho e, por conseguinte, a inclusão social, seu direito inalienável de cidadania

O ALUNO-TRABALHADOR ENERGIZA A CIDADANIA BRASILEIRA!!!
LJD









TRABALHO, ESTUDO E LAZER, PRIVILEGIAMOS
  NOSSAS NECESSIDADES HUMANAS:  DE AMAR,
BRINCAR, CONVIVER, REFLETIR, CONVERSAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário