sexta-feira, 4 de novembro de 2011

C E JOSE MARTI: O RESPEITO À TODA PROVA!!!

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
 DIRETORIA  REGIONAL METROPOLITANA III
 COLÉGIO ESTADUAL JOSE  MARTI – U.E.  33069948   U.A. 181731
 BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com

O ALUNO-TRABALHADOR  SABE COISAS QUE A RAZÃO DESCONHECE
LJD
REUNIÃO GERAL,  DO CORPO DE  PROFISSIONAIS  DO C. E. JOSE MARTI, EM 4/ 11/ 2011
A GRANDE  ESTRATÉGIA PARA O SUCESSO,  O ÊXITO HUMANO:
O RESPEITO A TODA    PROVA!   
NA BUSCA DA REALIZAÇÃO DOS FINS EDUCATIVOS, TANTO AS ATIVIDADES-MEIO QUANTO AS ATIVIDADES-FIM QUE SE DESENROLAM NA ESCOLA; O BINÔMIO PROFESSOR X ALUNO É FUNDAMENTAL PORQUE FORMA O CENTRO DE ATIVIDADE DO COLÉGIO, CONSTITUINDO ELE A ATIVIDADE FIM DO COLÉGIO, O ÊXITO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
« 4º bimestre letivo de 2011- de 03/10/2011 a 20/12/2011- 54 dias letivos
COC4/2011= 19/12/2011
Término do 1º e 2º Semestres do ano letivo 2011 = 22/12/2011
Trabalho Interno =  23/12/2011
Avaliação Estratégica ( AV E ) = período de consecução: de  07/ 11/ 2011 a 06/ 12/ 2011;    07/12/2011, entrega dos  formulários da AV E  na secretaria da U.E. - registros individualializados

« DA AVALIAÇÃO, NOS DES-ENREDOS DO FLUXO ESCOLAR -  UM INTERTÍTULO DO PPP DA U.E. - EDUCAÇÃO PELA AD-MIRAÇÃO; UMA ESCOLA EM TODOS OS SENTIDOS - : NOS DES-EMBARAÇOS DOS DES-A-FIOS  DA AVALIAÇÃO
« CON(TRA)DIÇÕES-: GESTÕES DE IDEAIS E IM-POSSIBILIDADES; INDG-GIDE-PDCA-IFC/RS; Gestões ambiental e pedagógica, coadunação e  interferentes
« Revisitação , ( ra ) ratificação de  Conceitos e reafirmação, ( re ) ratificação de comportamentos e  Atitudes
« EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO ,  ( in) SUSTENTABILIDADES do fluxo escolar; o reconhecimento do papel estratégico da “ESCOLA-DA-NOITE” para correção do fluxo- escolar e social - , instrumentalização da justiça social; ESCOLA PÚBLICA, DEMOCRÁTICA, INCLUSIVA, CIDADÃ
« COM – POSIÇÕES da Gestão Integrada da Escola - Instituição de  um sistema de vida escolar em que haja interação e participação democrática de todos os seus componentes
« CONSECUÇÃO DAS ATIVIDADES-FIM E PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA E COMUNIDADE no processo de gestão democrática, instituída e instituinte
« Avaliações internas- foco: aluno-professor- e externas – SAERJ, SAEB, ENEM,foco:  aluno-professor- equipes diretiva,  apoio,  escola, sistema, políticas públicas
« DA AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA, CONSUBSTANCIADA PELA  PORTARIA 174 DE 26 DE AGOSTO DE 2011

TEXTOS SINÉRGICOS, CONTEXTUALIZADOS, CIRCUNSTANCIALIZADOS, COM O TEMA-NÚCLEO DA REUNIÃO

Deveríamos destacar com maior cuidado as tensas relações entre suas trajetórias de vida, trabalho, sobrevivência, exclusão, vulnerabilidade social... e as trajetórias escolares nas modalidades e nas lógicas de ensino que participam desde crianças. A maior parte desses jovens e adultos já tentaram articular suas trajetórias de vida com as trajetórias escolares. A maior parte com experiências frustrantes. Elas revelam a incompatibilidade entre trajetórias populares nos limites da sobrevivência e a rígida lógica em que se estrutura nosso sistema escolar. O que nos garante que
essas tensas relações serão superadas se o sistema escolar continua tão apegado a suas inflexíveis lógicas?
Arroyo




Para que educar? Para recuperar a harmonia fundamental que não destrói,que não
explora, que não abusa, que não pretende dominar o mundo, mas que deseja conhecê-lo na aceitação e respeito para que o bem-estar humano se dê no bem-estar da natureza em que sevive.”
Maturana

Educar é configurar um espaço de convivência desejável para o outro, de forma que eu e o outro possamos fluir no conviver de certa maneira particular. Nesse espaço, ambos, educador aprendiz vão se transformando de maneira congruente. Espaço no qual se faz e se reflete sobre o fazer”.
Maturana

Fora de sala de aula – “Para lhe mostrar que no fundo o ser humano é um animal de boa índole, eu lembrarei quão crédulo ele foi por tanto tempo. Somente agora, bem tarde e após ingente auto-superação, ele se tornou um animal desconfiado – sim! O ser humano é agora mais malvado mais malvado do que nunca.” – Não compreendo isso: por que deveria o ser humano ser mais desconfiado e malvado agora? – “Por que tem, necessita ter uma ciência”
NIETZSCHE

[...] Dada uma regra qualquer, por ‘fundamental’ e ‘necessária’ que se afigure para a Ciência, sempre haverá circunstância em que se torna conveniente ignorá-la, como adotar regra oposta. [...] Qualquer idéia, embora antiga e absurda,  capaz de aperfeiçoar nosso conhecimento. [...] o conhecimento de hoje pode, amanhã, passar a ser visto como conto de fadas; essa é a via pelo qual o mito mais ridículo pode vir a transformar-se na mais sólida peça da Ciência
FEYERABEND




A ÚNICA LIÇÃO QUE É POSSÍVEL TRANSMITIR COM BELEZA E RECEBER COM PROVEITO; A ÚNICA ETERNA, DIGNA, VALIOSA: O RESPEITO PELA VIDA
Discurso  (02/09/1930).visionário da professora, jornalista e poeta Cecília Meireles


O ESPAÇO ESCOLAR É O CENÁRIO MAIS PREPONDERANTE  DAS  EXPERIÊNCIAS PÚBLICAS
LJD


RIO DE JANEIRO, 4 DE NOVEMBRO  DE 2011
A DIREÇÃO DO C. E. JOSE MARTI
LÚCIA DUARTE

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