segunda-feira, 28 de novembro de 2011

QUEM HÁ DE NEGAR A SENSIBILIDADE EXTRAORDINÁRIA DO ARTISTA?!

TENHO APENAS DUAS MÃOS E O SENTIMENTO DO MUNDO
CARLOS DRUMOND DE ANDRADE

“... NA SUPERFÍCIE DO SER, NA REGIÃO EM QUE O SER ‘QUER’SE MANIFESTAR E ‘QUER’ SE OCULTAR, OS MOVIMENTOS DE FECHAMENTO E ABERTURA SÃO TÃO NUMEROSOS, TÃO FREQÜENTEMENTE INVERTIDOS, TÃO CARREGADOS DE HESITAÇÃO, QUE PODERÍAMOS CONCLUIR COM ESTA FÓRMULA: O HOMEM É O SER
ENTREABERTO”.
GASTON BACHELARD
SÌNTESE DOS ITINERÁRIOS DE CRIAÇÃO E COMPREENSÃO EM ARTES PLÁSTICAS NO SÉCULO XXI- PÓS-MODERNISMO
O QUE SÃO INSTALAÇÕES EM ARTE?!
SÃO APROPRIAÇÕES, TRANSFORMAÇÕES E AJUSTES NO DIÁLOGO COM O ENTORNO, COM AS OUTRAS LINGUAGENS

O termo instalação, no sentido etimológico, significa a ação de organizar objetos para
um determinado fim... sua relação com o espaço incorpora objetos, elementos, atitudes e sons, gerando uma cadeia de apropriações, metáforas e paródias, alterando o lócus legitimado e consagrado das exposições de arte tradicionais, expandindo a aura da exposição no espaço.

Pode-se dizer que a instalação origina-se de importantes contribuições anteriores ao
pós-moderno vindas da arquitetura, da performance e em termos de localização, sitio,
especificidade do sítio, galeria, público, ambientação, environnement, espaço e tempo,
duração. As instalações ultrapassam os limites vivenciados dentro do local de exposição,
podendo se instalar fora do local. São marcadas pela efemeridade do evento.
III FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA EM ARTE
Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2005 - A INSTALAÇÃO E O LIVRO DE ARTISTA NA ARTE CONTEMPOÂNEA CATARINENSE-Grupo de Pesquisa Arte na Escola e Departamento de Artes Visuais Daniela Krüger Holz*- Nadja de Carvalho Lamas**Sonia Regina Lourenço***

A expansão da linguagem plástica tridimensional, nos séculos XX- XXI, comporta as
modalidades objeto e instalação que se caracterizam, grosso modo, por apresentar formas
expressivas híbridas, possibilitando a utilização de quaisquer ou vários materiais; exigindo um embricamento com o espaço, com o entorno, criando um campo múltiplo de interesses e interpretações.

O PÓS-MODERNISMO, NO SÉCULO XXI...
Provoca o conhecimento de nosso tempo, é a reprodução reflexiva do aqui e do agora.


A idéia de contemporâneo é formulada por Celso Favaretto:
UMA ARTE NÃO É CONTEMPORÂNEA APENAS PORQUE É RECENTE E MESMO PRESENTE. CONTEMPORANEIDADE PRESSUPÕE A ULTRAPASSAGEM DAS CATEGORIAS MODERNAS [...] EM FAVOR DE INTERVENÇÕES NUM SISTEMA EM CONTÍNUA TRANSFORMAÇÃO, NO QUAL A INVENÇÃO PROCEDE DA INTERPRETAÇÃO. [...] OUTRA POSSIBILIDADE SIMULTÂNEA DE MANIFESTAÇÃO CONTEMPORÂNEA DE ARTE: REFLEXIVA, ATRAVESSANDO A ARTE MODERNA PARA DESRECALCAR SUAS PULSÕES OU REALIZAR PROMESSAS ESQUECIDAS, É UMA ARTE QUE SE CONSTITUI COMO UMA ELABORAÇÃO, ARTICULANDO O PASSADO E O PRESENTE, O VIVIDO E O PENSADO.

AS FORMAS GUARDAM TODA A MEMÓRIA
MONTEJO NAVAS
TODO E QUALQUER OBJETO
PODE SER INTUÍDO E VIVENCIADO ESTETICAMENTE
GREENBERG

29ª Bienal de São Paulo- 20/09/2010 - - Arroz e Feijão, Obra de 1979 da italiana Anna Maria Maiolino, em que os grãos germinam nos pratos durante a exposição. A instalação é tida como um dos principais trabalhos da artista., que se  interessa, especialmente,  pela gravura dos folhetos de cordel, combinando seu estilo gráfico a temas sociais e políticos actuais




 
TRAJETÓRIAS E VICINALIDADES (VIZINHANÇAS, PROXIMIDADES) : ENTRE A GRAVURA, O OBJETO E A INSTALAÇÃO

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