quarta-feira, 28 de março de 2012

GRANDE, GRANDE BRASILEIRO E CARIOCA, MILLIOR FERNANDES


O escritor Millôr Fernandes morreu aos 88 anos,  às 21h de terça-feira (27 de março), em sua casa, no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Millor foi jornalista, escritor, cartunista, dramaturgo e tradutor.
Foi um dos  Fundadores  de 'O Pasquim'- edições publicadas entre 1968 e 1991.

Durante a ditadura militar, fundou, com outros escritores, o jornal “O Pasquim”. Com textos perspicazes, ilustrações irônicas, debochadas e personagens inesquecíveis, como o Graúna, os Fradins , o Ubaldo

 O Pasquim era semanário,  entrou na luta pela democracia num dos períodos políticos mais sinistros e turbulentos do país.

O  Pasquim foi se tornando mais politizado à medida que aumentava a repressão da ditadura,principalmente após a promulgação do repressivo ato AI-5. O Pasquim passou então a ser porta-voz da indignação social brasileira.
Ao mesmo tempo que combatiam a censura, Millôr, Henfil, Jaguar, Tarso de Castro, Sérgio Cabral, Ivan Lessa, Sérgio Augusto e Paulo Francis, dentre outros colaboradores do jornal, sofriam com ela. A mesma redação que, em novembro de 1970, seria inteira presa por causa de uma sátira do quadro de Dom Pedro às margens do Ipiranga

Os militares esperavam que o semanário saísse de circulação e seus leitores perdessem o interesse, mas durante todo o período em que a equipe esteve encarcerada — até fevereiro de 1971 — O Pasquim foi mantido sob a editoria de Millôr Fernandes (que escapara à prisão), com colaborações de Chico Buarque, Antônio Callado, Rubem Fonseca, Odete Lara, Gláuber Rocha e diversos intelectuais cariocas Fernandes (que escapara à prisão), com colaborações de Chico Buarque, Antônio Callado, Rubem Fonseca, Odete Lara, Gláuber Rocha e diversos intelectuais cariocas.

O jornal ainda sobreviviveria à abertura política de 1985, mesmo com o surgimento de inúmeros jornais de oposição


Dominamos a tecnologia. E perdemos de goleada para a sociologia
Millor Fernandes
Conheço um porrilhão de gente que pensa ter o ativismo de Che Guevara e a filosofia de Marx. E têm apenas os furúnculos de Marx e a asma de Chê.
Millor Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário