quinta-feira, 8 de março de 2012

Liames, lançando pontes e passarelas para a Mulher, Eva-Lilith


Dia 8 de Março é o Dia Internacional da Mulher

No ano de  1911, no dia 8 de março, celebrou-se pela primeira vez o “Dia da Mulher”
Por convenção, em 1975 a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional da Mulher a ser comemorado todo dia 8 de março,

Ah,  século XXI, nós, Seres Humanos, que fazemos jus ao “Título de Homem”, esperamos, agindo, muitas mudanças, muitas, muitas, transformações para o espetáculo da vida, “como se todas as coisas fossem mães”; não padecendo  no Paraíso, como diz o adágio popular! Afinal, paraíso associa-se à prazer, felicidade  e não à dor, sofrimento. Nós, mulheres desse século XXI, almejamos, e vimos buscando, sábia e maternalmente, um mundo melhor possível para todos os seres que coabitam esse planeta Terra, evocando-a como  Nossa Mãe Terra, “berço de aconchego e vida, Queremos essa Terra em plena gestação!”

Há inúmeras, incontáveis, mulheres, e homens,  pelo mundo afora,  em defesa da mulher, cantando-a e contando-a em versos e prosas, enaltecendo os valores da mulher íntegra, amiga, solidária, sensível, em suma, “mãe”, não só a biológica, mas também, e principalmente, a criadora,  cuidadora, responsável, sócio-afetiva, com amor e pelo amor vivendo, gestando a justiça e a paz
LJD

Com licença Poética
Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Adélia Prado



Sim, é indispensável dar fim ao maniqueísmo, ideias e conceitos pré-concebidos, reducionistas, simplistas sobre    a      mulher, urge   novo     olhar sobre  ela,          ad-mirando-a,    des-tecendo-a,     re-conhecendo-a, distinguindo-a una e múltipla , nos entre-laços  do Eterno Mito Feminino: Eva e Lilith
LJD


Ser boazinha não tem nada a ver com ser generosa.
Ser boa é bom, ser boazinha é péssimo.
As boazinhas não têm defeitos.
Não têm atitude.
Conformam-se com a coadjuvância.
PH neutro.
Ser chamada de boazinha, mesmo com a melhor das intenções,
é o pior dos desaforos.
Mulheres bacanas, complicadas, batalhadoras, persistentes, ciumentas,
apressadas, é isso que somos hoje.
Merecemos adjetivos velozes, produtivos, enigmáticos.
As “inhas” não moram mais aqui.
Foram para o espaço, sozinhas.

A mulher boazinha, Marta Medeiros


Do finaL do século XX para nossos dias,  vem surgindo uma mulher que elege a contestadora, ousada, Lilith no lugar da submissa, recatada, Eva.

Os versos da poeta Alice Ruiz  revelam a autodescoberta feminina não somente no campo profissional/intelectual, mas principalmente no campo da sexualidade.


Era uma vez/ uma mulher que via/ um futuro grandioso/para cada homem que a tocava// um dia/ ela se tocou// eu pensava que o amor/me faria uma rainha/e quando você chegasse/ eu não seria mais sozinha// você chega da gandaia/ só pensando numa "zinha"/seu amor é pouca palha/para minha fogueirinha//o que você/ jogou fora/ é para poucos/ meu mal foi jogar/ pérolas aos porcos//eu não sou da sua laia/ não quero sua ladainha/
pra ser mal acompanhada/ prefiro ficar na minha

Ladainha, Alice ruiz


Eu não sou boa nem quero sê-lo, contento-me em desprezar quase todos, odiar alguns, estimar raros e amar um.
Florbela Espanca

 
A mulher tem direitos e deveres, é cidadã, tal qual o homem, deve ser respeitada, valorizada, vista como  líder e agente da história , sem ranços, sem pré-conceitos, sem cerceamentos , sem maniqueísmos; porque  o que importa mesmo é o ser humano  digno, sensível, afetuoso e  solidário, da conjugação desses atributos é que se origina o Bem Comum.
LJD
 A felicidade é mulher
Friedrich Nietzsche



Os direitos das mulheres no Brasil - Lei Maria da Penha - Lei 11.340

"Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências."

 Violência é violência! Abaixo os eufemismos linguísticos; “violência simbólica” é expressão douta de agente da violência!!!
LJD


A lei Maria da Penha (Lei 11.340), aprovada em 7 de agosto de 2006 trouxe uma série de benefícios para garantir às mulheres o pleno exercício de  seus direitos , cidadãs da sociedade brasileira,  cidadãs do mundo.

Viver de (por)  amor, sim! Morrer de (por) amor, não!!!

Leila Diniz

 Aprendi com as primaveras a me deixar cortar para poder voltar inteira.
Cecília Meirelles


Ah, e dizer que isto vai acabar, que por si mesmo não pode durar. Não, ela não está se referindo ao fogo, refere-se ao que sente. O que sente nunca dura, o que sente sempre acaba, e pode nunca mais voltar. Encarniça-se então sobre o momento, come-lhe o fogo, e o fogo doce arde, arde, flameja. Então, ela que sabe que tudo vai acabar, pega a mão livre do homem, e ao prendê-la nas suas, ela doce arde, arde, flameja.
 
Onde estivestes de noite, Clarice Lispector


Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam.
A Hora da Estrela, Clarice Lispector


Inútil querer me classificar,eu simplesmente escapulo não deixando. Gênero não me pega mais.
Clarice Lispector

 Mulher é desdobrável. Eu sou.
Adélia Prado



Nenhum comentário:

Postar um comentário