sábado, 8 de dezembro de 2012

8 de dezembro, NAVEGANDO..MÁGICO, MÍTICO, ENCANTO..."PALAVR-A-ÇÃO"


AH, TRAGO EM MIM TODAS AS RELIGIÕES, PORQUANTO ME APRAZ MINHA LIGAÇÃO COM TODO O UNIVERSO, COM O DIVERSO, PARA  O UNO, QUE SOU EU, QUE SOU VOCÊ,
QUE SOMOS NÓS, EU E VOCÊ, DIVERSOS E UNO, RE-LIGADOS, CON-SAGRADOS, AD-VINDOS, BEM-VINDOS, BEM-AMADOS!!!

8 de dezembro, NAVEGANDO...

Nossa Senhora da Conceição ,   Nossa Senhora das Candeias,  Nossa Senhora dos Prazeres,   Nossa Senhora da Conceição Aparecida.,  Osun, Oshun, Ochun , Oxum...Dentre tantas evocações, a fé, que transcende

CELEBRAÇÃO CRISTÃ

Nossa Senhora da Conceição (ou Concepção), isto é, celebra o arquétipo da Maternidade. Conhecem-se desde o século VII, nomeadamente na Península Ibérica, festas com esta evocação; até há poucos anos era nesta data, e não no primeiro domingo de Maio, que se celebrava o Dia da Mãe.

Oxum na África
Oxum, orixá feminino da riqueza, maternidade e beleza

Osun, Oshun, Ochun ou Oxum, na Mitologia Yoruba é um orixá feminino. O seu nome deriva do rio Osun, que corre na Iorubalândia, região nigeriana de ijexá e Ijebu.

É representada pelo candomblé, material e imaterialmente, por meio do assentamento sagrado denominado igba oxum.

É tida como um único Orixá que toma o nome de acordo com a cidade por onde corre o rio

Em sua obra Notas Sobre o Culto aos Orixás e Voduns, Pierre Fatumbi Verger escreve que os tesouros de Oxum são guardados no palácio do rei Ataojá.
O templo situa-se em frente e contém uma série de estátuas esculpidas em madeira, representando diversos Orixás: “Osun Osogbo, que tem as orelhas grandes para melhor ouvir os pedidos, e grandes olhos, para tudo ver. Ela carrega uma espada para defender seu povo.”

O Festival de Oxum é realizado anualmente na cidade de Osogbo, Nigéria. O Bosque Sagrado de Osun-Osogbo, onde se encontra o Templo de Oxum, é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2005.
Nossa Senhora da Conceição ,   Nossa Senhora das Candeias,  Nossa Senhora dos Prazeres,   Nossa Senhora da Conceição Aparecida.,  Osun, Oshun, Ochun , Oxum...

Mãe de Todos, que a grande família do PLANETA TERRA seja movida pelo amor!!! QUE AS FORÇAS (CON)SAGRADAS DA NATUREZA NOS PROTEJAM!!!!  AXÉ!!!

Oxum é um orixá feminino das águas doces, dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no candomblé e umbanda.

Através de Mamãe Oxum, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de “Senhora do Ouro”, que outrora era do Cobre, por ser o metal mais valioso da época.

Sincretismo religioso e a comemoração em 08 de dezembro


Oxum orixá feminina das religiões afro-brasileiras (umbanda e candomblé) é sincretizada com diversas Nossas Senhoras.

Como já ficou destacado na epícrafe, na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres. No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de Nossa Senhora, ora com Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

 
São os mitos que, por meio das tramas discursivas, fornecem à religião padrões de comportamento a seus fiéis, aos seus rituais, que podem  “assim ser usados com modelo a ser seguido, ou como validação social para um modo de conduta já presente

FORD, Clyde W. O herói com rosto africano: mitos da África

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário