sexta-feira, 23 de abril de 2010

POR SÃO JORGE, HÁ POESIA NA LUA !!!




POR SÃO JORGE, É PRECISO TER FÉ NA VIDA!!!




  • QUANDO A TERRA É AVISTADA DA LUA, NÃO SÃO VISÍVEIS NELA AS DIVISÕES EM NAÇÕES OU ESTADOS. ISSO PODE SER O SÍMBOLO DA MITOLOGIA FUTURA
CAMPBELLE
  • "OH, SÃO JORGE!!!" ...
QUERO DIZER QUE ALGUNS SÍMBOLOS SÃO IMAGENS DE COISAS COMUNS A TODOS OS HOMENS E TEM PORTANTO UM PODER COMUNICATIVO POTENCIALMENTE ILIMITADO
NORTHROP FRYE



  • SÃO JORGE "É SANTO NO MUNDO INTEIRO" !!! SANTO GUERREIRO para/de todas as pessoas e todas as culturas do mundo.
  • E muitas são as lendas e tradições que reverenciam São Jorge .A lenda mais popular, escrita por Jaume de Voràgine na Llegenda Àurea, é a que explica a vitória de São Jorge sobre o dragão.
Num país não determinado, chamado Silene, um dragão aterrorizava os habitantes que, para acalma-lo, ofereciam-lhe periodicamente um cordeiro e uma donzela escolhida por sorteio. Mas um dia a sorteada foi à filha do rei; São Jorge venceu o dragão e libertou a donzela. Então, o rei e "todo o povo" converteram-se à fé de Cristo.

  • SÃO JORGE- o nome "Georgius" (latim) quer dizer camponês, e talvez por isso a comemoração litúrgica foi fixada em 23 de Abril, em plena primavera no continente europeu. Isto também explicaria em parte que as tradições populares tenham feito dele o protetor das colheitas.
"REZA" A HISTÓRIA SOBRE SÃO JORGE...
Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções. Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.São Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303. Sua sepultura está na Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina.
  • SÃO JORGE é o cavaleiro da cruz que derrota o “dragão do mal”, metáfora da dominação e exclusão; é a força de Deus na luta dos excluídos e marginalizados da sociedade

  • 23 DE ABRIL: DIA DE SÃO JORGE, DO LIVRO E DA ROSA
Esta ligação de SÃO JORGE com a primavera também o relaciona diretamente com a Feira das Rosas que desde o século XV se celebra na praça de Sant Jaume, onde está localizada a sede do Governo da Catalunha (Generalitat de Catalunya).Mas a tradição popular de oferecer rosas no dia de São Jorge...São Jorge salvou uma donzela, livrando-a do dragão, da morte... Então, cedendo à tentação de buscar uma explicação para a relação "entre São Jorge e a rosa" , pode-se inferir que a explicação assenta-se no simbolismo do amor cortês que a rosa representa


E o Dia Internacional do Livro...
O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha.A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês
.A idéia desta celebração partiu da Catalunha (Espanha), onde neste dia é tradição dar uma rosa ao comprador de um livro.

Em suma, ao celebrar este Dia mundialmente, a UNESCO procura promover a leitura, a publicação de livros e a proteção da propriedade intelectual por meio dos direitos autorais (copyright).
















Um comentário:

  1. CONVITE

    Olá, gente

    O Governo do Rio de Janeiro já fez 3 encontros entre internautas e secretários. Os primeiros foram com as áreas de Ciência e Tecnologia, Transportes e Segurança.

    No dia 04 de maio vamos fazer o 4o. Encontro, dessa vez entre alunos da rede estadual de educação e a secretária Tereza Porto, para falar sobre o Vale Transporte.

    Os convites são pessoais e intransferíveis e temos um para a comunidade do blog. Escolham seu representante e avisem para a gente por email (comunicacaodigital@proderj.rj.gov.br) até a próxima sexta-feira, dia 30/04.

    Se quiser ver como foram os Encontros, assista os vídeos no canal >> http://www.youtube.com/GovRJ

    Fotos >> www.flickr.com/photos/GovRJ
    Abs,
    Fábio
    Núcleo de Comunicação Digital
    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir