quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

C E JOSE MARTI: BEM-PÚBLICO, BEM-COMUM

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III –CR - 26
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U.E. 33069948 U.A. 181731
ATO AUTORIZATIVO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO/ 1987 –
RECONHECIMENTO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO DE 1987
ENDEREÇO: Av. Prof.º Plínio Bastos, 631 - Olaria – RJ / RJ
CEP.: 21021-350 – Tel.: 23347528 Fax: 23347527
E-MAIL: colegioestadualjosemarti@gmail.com
BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com

AGENDA SINÓPTICA DO C.E JOSE MARTI


PLANEJAMENTO DO ANO LETIVO 2011-
DE 1º DE FEVEREIRO A 4 DE FEVEREIRO DE 2011


DESCONSTRUIR O DISCURSO NÃO É DESTRUI-LO, NEM MOSTRAR COMO FOI CONSTRUIDO, MAS POR A NU O NÃO DITO POR TRÁS DO QUE FOI DITO, BUSCAR O SILENCIADO (REPRIMIDO) SOB O QUE FOI FALADO
Boaventura Santos

LEITURAS DINAMIZADORAS, SINERGIA COLETIVA


IDEIA FORÇA: SENTENÇAS DO CURRÍCULO; “JUSTIÇA CURRICULAR”, Combatendo o fracasso escolar: as escolas em aça; JUSTIÇA CURRICULAR , socialização do conhecimento,, docente da diferença, escola empreendedora, inclusiva, cidadã


RECORRÊNCIAS: CURRÍCULO(S) E AVALIAÇÃO(ÕES) diversas e diversificadas


Avaliação, consoante PPP da U.E., Projeto Intertitular: NOS DES-EMBARAÇOS DOS DES-A-FIOS DA AVALIAÇÃO


CURRÍCULO: premente, profícuo: MATERIALIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO e SUSTE NTABILIDADE ;  Discussão do novo plano de metas da Rede Estadual de Ensino


Plano Anual de conteúdos; - Discussão do novo plano de metas da Rede Estadual - PCNS-temas transversais- currículo pleno ( núcleo comum- parte diversificada) “Currículo Oculto” ( saberes tácitos, “vivência” )– CURRÍCULO MÍNIMO


Gestão escolar, pressupostos, funções, objetivos, princípios e “missão” da escola: entre o imperativo imediatismo do trabalho e a “ a-morosa” escola


 Bases da gestão democrática, transparente , pública, inclusiva, cidadã, na Rede: Associação de Apoio à Escola(AAE do C.E JOSE MARTI), Escola-Família, Alunos Representantes de Turma, Grêmio Estudantil (“Quanta”), Grupo de teatro (“Ave-palavra,Sim-p(h)atias ), Centro de Convivência Socci (galanteria do convívio) , GEP ( Grupo de estudos docentes – educação-continuada, permanente), Conselho(s) de Classe, RE-uniões, Assembleias


PPP DA U.E.: EDUCAÇÃO PELA AD- MIRAÇÃO; UMA ESCOLA- EM- DE TODOS OS SENTIDOS; e Intertítulos responsivos


 Nuclearidade: Trabalho, verbo transitivo


 PAP –Projeto de ações sócio ( psico ) pedagógigo – PROJ DEF, “Núcleo da parte Diversificada da respectiva grade curricular, com vistas ao “Currículo Oculto”, ao Extracurricular; pela
“inter-transmulti plur-i(in)disciplinaridade “ ( bimestral , temático, “complexus- currículos e interlocuuções, trabalho em equipe)


Re-apresentação do “PPP” da U.E: missão, valores... identidades da escola , dis (re) cursos da pós-modernidade, projeto exponencial: UMA ESCOLA-DA-NOITE – SOB A LUZ DOS OLHOS TEUS , SOB A LUZ DOS OLHOS MEUS –UMA ESCOLA EX-POENTE


Dinâmica socio-ténica-inclusiva:; Tecnodemocracia - equipamentos eletro-eletrônicos, midiáticos, materiais didático- pedagógicos- utilização e responsabilização do professor-mediador


Plano Anual de conteúdos; metas - PCNS- temas transversais- currículo pleno ( núcleo comum- parte diversificada) “currículo oculto” ( saberes tácitos, “vivência”)– currículo mínimo


Valorizar o registro da prática e a prática do registro;; dizibilidades e visibilidades máximas; re-tratos da vida da escola,, avaliações permanentes, permanências e mudanças, atualizações


Estimular ações educativas de busca de melhoria da educação e de fortalecimento das práticas consideradas bem-sucedidas;, POR EXEMPLO, O PAP


ESTIGMAS , PRE-JUÍZOS, QUE (AINDA) POVOAM A escola de turno noturno, “a escola-da-noite, a “escola do aluno-trabalhador”


A CONFIANÇA SEM RESPONSABILIDADE PODE TORNAR-SE UNILATERAL, OU SEJA, CAIR NA DEPENDÊNCIA; A RESPONSABILIDADE SEM CONFIANÇA É IMPOSSÍVEL, PORQUE SIGNIFICARIA O ESCRUTÍNIO CONTÍNUO DOS MOTIVOS E DAS AÇÕES DO OUTRO
ANTHONY GIDDENS

A DIREÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI
LUCIA DUARTE
RIO DE JANEIRO, 1° DE FEVEREIRO DE 2011



























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