terça-feira, 20 de dezembro de 2011

C. E. JOSE MARTI É "FOME GERANTE"

CONSELHO DE CLASSE: SUSCETIBILIDADES  » Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: susceptibilidade
DO IFC/ RS
IFC/ RS= Índice de formação de cidadania e responsabilidade social

Uma escola sem pessoas seria um edifício se  » Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: susceptibilidadem vida. Quem a torna viva são as pessoas: os alunos, os professores, os funcionários e os pais, que não estando lá permanentemente, com ela interagem. As pessoas são o sentido de sua existência. Para elas existem os espaços, com elas se vive o tempo. As pessoas socializam-se no contexto que elas próprias criam e recriam. São o recurso sem o qual todos os outros recursos seriam desperdício. Tem o poder da palavra através da qual se exprimem, confrontam os seus pontos de vista, aprofundam os seus pensamentos, revelam os seus sentimentos, verbalizam iniciativas, assumem responsabilidades e organizam-se. As relações das pessoas entre si e de si próprias com o seu trabalho e com sua escola são a pedra de toque para a vivência de um clima de escola que busca de uma educação melhor a cada dia.
Isabel Alarcão

Bem a propósito de nossos formalizados encontros institucionais
( Conselho de Classe) voltados, especialmente, para a avaliação, (in)advertida e (des)pretensiosamente, para “julgar, sentenciar” o  aluno, “se isso (e) ou aquilo...”Ah do que mesmo estamos  falando?!?!?!

Um instrumento de avaliação fechado não pode ser utilizado para se pesquisar e analisar uma realidade que se transforma incessantemente

É INCRÍVEL QUANTO AS PESSOAS GOSTAM DE JULGAR. JULGA-SE EM TODO LUGAR, CONTINUAMENTE. PROVAVELMENTE, PARA A HUMANIDADE, É UMA DAS COISAS MAIS SIMPLES A FAZER, NÃO POSSO DEIXAR DE PENSAR EM UMA CRÍTICA QUE NÃO PROCURE CRITICAR, MAS FAZER EXISTIR UMA OBRA, UMA FRASE, UMA IDEIA, ACENDERIA FOGOS, OLHARIA A GRAMA CRESCER, ESCUTARIA O VENTO E IMEDIATAMENTE TORNARIA A ESPUMA DO MAR PARA DISPERSAR. REPRODUZIRIA, AO INVÉS DE JUIZOS, SINAIS DE VIDA, INVOCÁ-LOS-IA, ARRRANCÁ-LOS-IA DO  SEU SONOMICHEL FOUCAULT


A AÇÃO MAIS ALTA DA VIDA LIVRE É NOSSO PODER PARA AVALIAR OS VALORES
Nietszche

Importa insistir: a avaliação é o principal instrumento para assegurar o êxito e a direção das mudanças educacionais por que há muito  propugnamos, trabalhando com esmero e arte, pautando-nos na ética, par e passo com a estética
LJD
Avaliar não representa apenas uma conduta profissional,  mas como concebemos a sociedade e o ser humano, como entendemos nosso papel como profissionais da educação e o papel da escola.

Para a avaliação não há uma separação entre o certo e o errado; há o que existe e esta situação que existe é acolhida, para ser modificada. Na avaliação, não há exclusão 
LUCKESI
SACIEDADE
Só pedaços do mesmo tamanho
ficam prontos ao mesmo tempo,
sejam nacos ou migalhas.

A força para sacudir a panela
depende do que se põe nela
às vezes ao fogo brando
às vezes na fornalha.

Os crepes pedem paciência
as panquecas agilidade.
Cada receita pede
um gesto mais suave
ou mais grosseiro
conforme seu tempero.
SACIEDADE, ALICE RUIZ

 

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