terça-feira, 20 de dezembro de 2011

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
 DIRETORIA  REGIONAL METROPOLITANA III
 COLÉGIO ESTADUAL JOSE  MARTI –
U.E.  33069948   U.A. 181731
        E-mail: colegioestadualjosemarti@gmail.com   
        BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com

  CONSELHO DE CLASSE DE 2011,
 EM 19 DE DEZEMBRO DE 2011
Textos sinérgicos, interlocutórios: QUE HAJA TRANSFORMAÇÃO, E QUE COMECE COMIGO (Marilyn Ferguson)

O coletivo não se organiza sem regras; regras não cumprem sua função organizacional se a adesão dos envolvidos está condicionada ao seu arbítrio individual e circunstante. Podemos nos opor e trabalhar pela mudança de regras das quais discordamos; contudo, manipulá-las arbitrariamente, ainda que a motivação seja intenção do respeito à diferença, pode ser bastante problemático. Nenhuma jogada é em si e de per si neutra: em cada jogada calculam-se possibilidades, correm-se riscos. E os parceiros tornam-se co-agentes. E cúmplices. O outro é a medida das minhas jogadas. (...) Com o outro compartilhamos um universo comum de referências, códigos de ética, de comportamento, etc e, na história do vivido, construímos também cumplicidade.
João Wanderley Geraldi

Segundo Zygmunt Bauman  : Comunidade é nos dias de hoje outro nome do paraíso perdido... mas que esperamos ansiosamente retornar, e assim buscamos febrilmente os caminhos que podem levar até lá

Rousseau foi quem melhor definiu o ideal da democracia, que hoje está em conflito com as democracias reais: uma sociedade só é democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém e ninguém seja tão pobre que tenha de se vender a alguém.
Boaventura de Souza Santos

Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso.
Edward Everett Hale

Tudo o que me diz respeito, a começar por meu nome, e que penetra em minha consciência, vem-me do mundo exterior, da boca dos outros(da mãe), etc. e me é dado com a entonação, com o tom emotivo dos valores deles. Tomo consciência de mim, originalmente, através dos outros: deles recebo a palavra, a forma e o tom que servirão à formação original da representação que terei de mim mesmo
Michel Bakhtin

Deixa eu explicar como funciona sua vida: se você fez da música (ou a literatura, ou o cinema, enfim, qualquer coisa que faça sorver algum tipo de emoção) parte central da sua existência, lamento, mas você foi treinado para sentir.Gabito Nunes in John, você me deve uma

Em mim/eu vejo o outro/e outro/e outro/enfim dezenas/trens passando/vagões cheios de gente/centenas/o outro/que há em mim/é você/você/e você/assim como/eu estou em você/eu estou nele/em nós/e só quando/estamos em nós/estamos em paz/mesmo que estejamos a sós.
Paulo Leminski: Contra Narciso

MEMORIAL
 A todos esses que em mim atingiram zonas assustadoramente inesperadas (...) e que a mim me vaticinaram a mim mesmo a ponto de eu neste instante explodir em: eu. Esse eu que é vós,  pois não aguento ser apenas mim, preciso dos outros para me manter de pé ...
Clarice Lispector

Quando conhecemos alguém ,  somos tomados por uma profussao de sentimentos , de pensamentos, enchemo-nos de extase, ansiando fazer  desse alguém  mais um amigo, um jogo de sedução que pode perdurar a vida inteira e ,para  depois dela,  infinita e eternamente, amigos,  fluidos da  querida memória, afinidades eletivas, “roteiro pessoal, infinito e intransferível”. nessa afinidade eletiva,  está você , amigo, a quem não preciso nomear, tantas, infinitas, vezes chamei,  e chamo,  você.. tantas vezes “ explodi em: eu. esse eu que é vós”
Para você, amigo-presente,  um feliz natal!!! e mesmo para aquele que não perdurou, deixando somente um nome amargo na memória,  um feliz natal, na esperança  e fé de que mudar é possível, para viver o natal  todos os dias, infinita e eternamente, re-nascendo ...
LJD

RIO DE JANEIRO, 19 DE DEZEMBRO  DE 2011
A EQUIPE DIRETIVA DO C. E.  JOSE MARTI
 LÚCIA DUARTE








Nenhum comentário:

Postar um comentário