quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DIA 27 DE SETEMBRO:
DIA DE SÃO COSME
 E SÃO DAMIÃO
 
 
 
 
Só é possível ensinar uma criança a amar,
 amando-a.
                                           Johann Goethe                   

 Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos:
ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser.
Louis Pasteur

Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que
 a forma como esta trata as suas crianças.
Nelson Mandela

 
 Em Louvor das Crianças

Se há na terra um reino que nos seja familiar e ao mesmo tempo estranho, fechado nos seus limites e simultaneamente sem fronteiras, esse reino é o da infância. A esse país inocente, donde se é expulso sempre demasiado cedo, apenas se regressa em momentos privilegiados — a tais regressos se chama, às vezes, poesia. Essa espécie de terra mítica é habitada por seres de uma tão grande formosura que os anjos tiveram neles o seu modelo, e foi às crianças, como todos sabem pelos evangelhos, que foi prometido o Paraíso.
A sedução das crianças provém, antes de mais, da sua proximidade com os animais — a sua relação com o mundo não é a da utilidade, mas a do prazer. Elas não conhecem ainda os dois grandes inimigos da alma, que são, como disse Saint-Exupéry, o dinheiro e a vaidade. Estas frágeis criaturas, as únicas desde a origem destinadas à imortalidade, são também as mais vulneráveis — elas têm o peito aberto às maravilhas do mundo, mas estão sem defesa para a bestialidade humana que, apesar de tanta tecnologia de ponta, não diminui nem se extingue.
O sofrimento de uma criança é de uma ordem tão monstruosa que, frequentemente, é usado como argumento para a negação da bondade divina. Não, não há salvação para quem faça sofrer uma criança, que isto se grave indelevelmente nos vossos espíritos. O simples facto de consentirmos que milhões e milhões de crianças padeçam fome, e reguem com as suas lágrimas a terra onde terão ainda de lutar um dia pela justiça e pela liberdade, prova bem que não somos filhos de Deus.

Eugénio de Andrade, in 'Rosto Precário'

 

As Crianças Chatas

Não posso. Não posso pensar na cena que visualizei e que é real. O filho que está de noite com dor de fome e diz para a mãe: estou com fome, mamãe. Ela responde com doçura: dorme. Ele diz: mas estou com fome. Ela insiste: durma. Ele diz: não posso, estou com fome. Ela repete exasperada: durma. Ele insiste. Ela grita com dor: durma, seu chato! Os dois ficam em silêncio no escuro, imóveis. Será que ele está dormindo? - pensa ela toda acordada. E ele está amedrontado demais para se queixar. Na noite negra os dois estão despertos. Até que, de dor e cansaço, ambos cochilam, no ninho da resignação. E eu não agüento a resignação Ah, como devoro com fome e prazer a revolta.
Clarice Lispector (19 de agosto de 1967)

 

Então, um “docinho” , nesse dia de São Cosme e Damião melhora
 um pouquinho; come, criança , a fome que  você tem vai passar,
confia, criança. O mundo é doce, sim !!!
LJD

27 DE SETEMBRO É DIA DE “SÃO COSME  DAMIÃO”

Acta e Passio, nomes verdadeiros de Cosme e Damião, foram irmãos – acredita-se que eram gêmeos – nascidos na Arábia no século IV.
No sincretismo religioso Cosme e Damião são os orixás Ibeji, filhos gêmeos de Xangô e Iansã, divindades protetoras do parto duplo, amigos das crianças e responsáveis por agilizar qualquer pedido em troca de doces – daí um outro costume que é o de distribuir doces para crianças no dia 27 de setembro.

A igreja católica, no entanto, comemora o dia de Cosme e Damião em 26 de setembro, pois no calendário católico o dia 27 é dedicado a São Vicente de Paula.
Há relatos que atestam que os santos são originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram medicina na Síria e passaram a praticar a profissão em nome de “Jesus Cristo e pelo seu poder”, segundo conta a lenda. Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menos sem receber qualquer pagamento por isso, razão pela qual eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Perseguidos por Diocleciano, os irmãos Cosme e Damião foram martirizados na Síria. Não se conhece a forma exata como morreram. Seus corpos foram transportados para Roma por fiés.
Fonte: http://www.bocaonews.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário