GOVERNO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA III
COLÉGIO ESTADUAL JOSEMARTI – U.E. 33069948- U.A. 181731
E-MAIL:
colegioestadualjosemarti@gmail.com; BLOG : http://cejosemarti.blogspot.comSECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA III
COLÉGIO ESTADUAL JOSEMARTI – U.E. 33069948- U.A. 181731
AGENDA
SINÓPTICA DO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI
(AUTO) REFLEXÕES,
ILUMINURAS, DO ANO LETIVO DE 2012, REUNIÃO PEDAGÓGICA, EM 20/09/2012
Nietzsche define a verdade como :
“Um batalhão móvel de metáforas, metonímias,
antropomorfismos, enfim,
uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas poética e retoricamente...”; Assim, devemos lançar nossos olhares, e demais
sentidos, aguçados, embevecidos, para a avaliação, “um batalhão móvel
de metáforas...”
uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas poética e retoricamente...”; Assim, devemos lançar nossos olhares, e demais
sentidos, aguçados, embevecidos, para a avaliação, “um batalhão móvel
de metáforas...”
AVAL-I-AÇÕES
IN –EX-TENSAS
AVALIAÇÃO
:PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº 174 DE 26 DE
AGOSTO DE 2011 - ESTABELECE
NORMAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR, E DÁ OUTRASPROVIDÊNCIAS.; PODER
EXECUTIVO, DO DO ESTADO DO RJ, ANO XXXVII, Nº 163, PARTE I, TERÇA-FEIRA; 30 DE AGOSTO
DE 2011 -RIO DE JANEIRO, 26 DE AGOSTO DE 2011,ANTONIO JOSE VIEIRA DE PAIVA NETO,
SUBSECRETÁRIO DE GESTÃO DE ENSINO; AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS
NORMAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR, E DÁ OUTRASPROVIDÊNCIAS.; PODER
EXECUTIVO, DO DO ESTADO DO RJ, ANO XXXVII, Nº 163, PARTE I, TERÇA-FEIRA; 30 DE AGOSTO
DE 2011 -RIO DE JANEIRO, 26 DE AGOSTO DE 2011,ANTONIO JOSE VIEIRA DE PAIVA NETO,
SUBSECRETÁRIO DE GESTÃO DE ENSINO; AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS
« Consoante
PPP da U.E.,Projeto Intertitular: Nos
Des-Embaraços dos
Des-a-Fios da Avaliação
Des-a-Fios da Avaliação
Planos de Estudos ,respectivos
e co-respondentes à Recuperação Paralela, Sistemas de
Dependência e de Adaptação, Avaliação
Estratégica (AVE)
v Avaliar integralmente: conhecer,
compreender, interpretar,valorar a
instituição e o sistema de
educação, oferecendo elementos para a
transformação, melhorando
a educação, suas instituições e seus sujeitos,
alunos e professores.
LJD
C.E. JOSE MARTI: GESTÃO INTEGRADA
DA
ESCOLA (GIDE); FORMAÇÃO DE CIDADANIA E RESPONSABILIDADE
SOCIAL
educação, oferecendo elementos para a
transformação, melhorando
a educação, suas instituições e seus sujeitos,
alunos e professores.
LJD
ESCOLA (GIDE); FORMAÇÃO DE CIDADANIA E RESPONSABILIDADE
SOCIAL
Projeto Político Pedagógico do
CEJM: Educação pela Ad-miração; Uma Escola Em – De – Todos os Sentidos
Sob a Luz dos Olhos Teus , Sob a Luz dos Olhos Meus –Uma Escola Ex-Poente
ü Trabalhar:
Verbo Transitivo ( escola « trabalho)
ü Programa(s)
de leitura(s).:Ex-cripta, Palavras Chamejantes ; entre-em-ten-dendo
todas as linguagens
todas as linguagens
ü Projeto de inclusão digital emidiático; Dedo
In- Di(s)cador (escola e inclusão –
midiática, cidadão- mundo)
midiática, cidadão- mundo)
ü Projeto
atinente à introdução de História e Cultura
Africana e Afro-brasileira:
África: Ser --tão, (r)e(s)(x)istir Tanto...
África: Ser --tão, (r)e(s)(x)istir Tanto...
ü Projeto correspondente à cidadania ambiental;
Educação e Sustentabilidade:
Inter -(in)- con- fluências do Re- Uni -(di)- Verso
Inter -(in)- con- fluências do Re- Uni -(di)- Verso
ü
Projeto MPB Na Escola, : "Sob as Lentes do Amor, Música
é Anima
ü
Projeto Faça Parte 2012, Selo
Escola Solidária 2012: Re-Tratos da Solidariedade
ü Programa
Autonomia
(...)PAP –Projeto de ações sócio (psico)
pedagógigo – pela“inter-transmultipluri(in)disciplinaridade
“(
bimestral , temático, “complexus” )
A avaliação
institucional educativa não pode se
confundir com a
prestação de contas, com a mensuração
e muito menos como mero
controle. Sua
intencionalidade é
radicalmente distinta da simples
regulação. (DIAS SOBRINHO)
e estética; comunicação genuina com o outro: blog, e-mails, pasta de informativos,
circulares, agendas, conexão educação;
planos de curso, POP, diários de classe...Valorizar e otimizar,
o registro da prática e
a prática do registro; dizibilidades e visibilidades máximas; re-tratos da vida da escola,
avaliações permanentes, permanências e mudanças, atualizações
a prática do registro; dizibilidades e visibilidades máximas; re-tratos da vida da escola,
avaliações permanentes, permanências e mudanças, atualizações
ÞCon(tra)dições, dinâmicas
socioespaciais da escola compartilhada- dificuldades, alcances, (des)implicações:
Termo de Cessão de uso nº 251/2011-SME E SEEDUC- “escolas
compartilhadas”
Þ Fluxos da(na)
escola; mo(vi)mentos, fluidez: acesso, permanência; freqüência, desempenhos {O (In)SUCESSO É DE/POR TODOS NÓS!!! }; QH
2012, conformações com o fluxo 2011-2012;
QH 2013, conformações com o fluxo 2012-2013
Þ Viabilizar,
e potenciar, o trabalho empreendedor,
individual e em equipe, assingularidades de comportamentos e atitudes, em prol das comunidades
escolar e local, da” sociedade global”
escolar e local, da” sociedade global”
Considerações nucleares : síntese
dos (inter)ditos e ( des) feitos; “ ad-mirações das
(in) sensibilidades : (des) com-prometidos, com-pactos ,
para além das consensualidades
(in) sensibilidades : (des) com-prometidos, com-pactos ,
para além das consensualidades
« Escola
inclusiva, integrada, cidadã: valorização dos processos socio-psico-pedagógicos
e valorização da pluralidade pela
singularidade:
Planos de Ações 2012:Ambiental, Ensino-aprendizagem e Resultados...
A in-dign- ação é mais do que um
fato, é uma necessidade,
um ato de respeito pelo
outro,
por si mesmo, mas exige responsabilidade
“nomeada, reconhecida”
LJD
um ato de respeito pelo
outro,
por si mesmo, mas exige responsabilidade
“nomeada, reconhecida”
LJD
Inter-conexões Cidadãs da Escola de Gestão Integrada, Pública:
ü Conexão Educação da Rede. SEEDUC, DRM III, Escola(s)
ü Associação de Apoio à Escola ( A.A.E do C.E. JOSE MARTI )
ü Alunos Representantes de Turma
ü Escola-Família; escola, local e
global
ü Grêmio Estudantil : “QUANTA”
ü Grupo de Teatro: AVE-PALAVRA
ü Conselho de Classe
ESCOLA-DA-NOITE: PARIDADE DE DIREITOS E OPORTUNIDADES; OPINIÃO FORMADA E
PRÉ-CONCEITO, RESSIGNIFICAÇÕESDA CIDADANIA, DOS
DIREITOS SOCIAIS E HUMANOS; (
ESCOLA « TRABALHO)
Rio de
Janeiro, 20 de setembro de 2012
A Equipe
Diretiva do Colégio
Estadual Jose Marti, a
Escola-da-Noite,
o aluno-trabalhador, iluminando as noites de nossa cidade
o aluno-trabalhador, iluminando as noites de nossa cidade
Lúcia
Duarte e Alberto Nunes
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