quinta-feira, 20 de setembro de 2012

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                                                              GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
                                               SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO 
                                               DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA III
                                               COLÉGIO ESTADUAL JOSEMARTI – U.E.  33069948- U.A. 181731
                                                                     E-MAIL: colegioestadualjosemarti@gmail.com; BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com

 

AGENDA SINÓPTICA DO COLÉGIO  ESTADUAL  JOSE MARTI

(AUTO) REFLEXÕES, ILUMINURAS,  DO ANO  LETIVO DE 2012, REUNIÃO PEDAGÓGICA,  EM 20/09/2012

Nietzsche  define a verdade como :

“Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim,
 uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas poética e retoricamente...”; Assim, devemos lançar nossos olhares, e demais
sentidos, aguçados, embevecidos, para a avaliação, “um batalhão móvel
 de metáforas...”

AVAL-I-AÇÕES  IN –EX-TENSAS

AVALIAÇÃO :PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº 174 DE 26 DE AGOSTO DE 2011 - ESTABELECE
NORMAS DE AVALIAÇÃO DO  DESEMPENHO ESCOLAR, E DÁ OUTRASPROVIDÊNCIAS.;   PODER
 EXECUTIVO, DO DO ESTADO DO RJ, ANO XXXVII, Nº 163, PARTE I, TERÇA-FEIRA; 30 DE AGOSTO
 DE 2011 -RIO DE JANEIRO, 26 DE AGOSTO DE 2011,ANTONIO JOSE VIEIRA DE PAIVA NETO,
SUBSECRETÁRIO DE GESTÃO DE ENSINO; AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS

« Consoante PPP da U.E.,Projeto Intertitular: Nos Des-Embaraços dos
Des-a-Fios da Avaliação

Planos de Estudos ,respectivos e  co-respondentes à  Recuperação Paralela, Sistemas de

Dependência e de Adaptação, Avaliação Estratégica (AVE)

v  Avaliar integralmente: conhecer, compreender, interpretar,valorar  a instituição e o sistema de
educação,  oferecendo elementos para a
transformação, melhorando
a educação, suas instituições e seus sujeitos,
 alunos e professores.
LJD  
                                                                                                   
C.E. JOSE MARTI: GESTÃO INTEGRADA DA
ESCOLA (GIDE); FORMAÇÃO DE CIDADANIA E RESPONSABILIDADE
 SOCIAL

 

Projeto Político Pedagógico do CEJM: Educação pela Ad-miração; Uma Escola Em – De – Todos os Sentidos

 Projeto Consolidativo: Colégio Estadual Jose.Marti : A Escola-da-Noite –
Sob a Luz dos Olhos  Teus , Sob a Luz    dos  Olhos  Meus –Uma Escola  Ex-Poente

        Intertítulos- chave do PPP da U.E.:

ü  Trabalhar: Verbo Transitivo ( escola « trabalho)

ü  Programa(s) de leitura(s).:Ex-cripta, Palavras Chamejantes ; entre-em-ten-dendo 
todas as linguagens

ü  Projeto de inclusão digital emidiático; Dedo In- Di(s)cador  (escola e inclusão –
midiática,      cidadão- mundo)

ü  Projeto atinente à introdução de História e Cultura Africana e Afro-brasileira:
África: Ser --tão, (r)e(s)(x)istir Tanto...

ü  Projeto correspondente à cidadania ambiental; Educação e Sustentabilidade:
 Inter -(in)- con- fluências do Re- Uni -(di)- Verso

ü  Projeto MPB  Na Escola, : "Sob as Lentes do Amor, Música é Anima

ü  Projeto Faça Parte 2012, Selo Escola Solidária 2012: Re-Tratos da Solidariedade

ü  Programa Autonomia

  (...)PAP –Projeto de ações sócio (psico) pedagógigo – pela“inter-transmultipluri(in)disciplinaridade “(  bimestral , temático, “complexus )

Pré-ocupações- Instituição Escola;, “forças-fraquezas”,  
Ex (Dis) posições..

 

               A avaliação institucional educativa não pode se

confundir com a prestação de contas, com a mensuração

e muito menos como mero controle. Sua

intencionalidade é radicalmente distinta da simples

regulação. (DIAS SOBRINHO)

 
Princípios e  valores organizativos ; transparência, publicização,  competência e ética
e estética; comunicação  genuina com o outro: blog, e-mails, pasta de  informativos,
circulares, agendas, conexão educação;

planos de curso, POP, diários de classe...Valorizar  e otimizar,  o registro da prática e
a prática do registro; dizibilidades e visibilidades máximas; re-tratos da vida da escola,
avaliações permanentes, permanências e  mudanças, atualizações

ÞCon(tra)dições, dinâmicas socioespaciais da escola compartilhada- dificuldades, alcances, (des)implicações: Termo de Cessão de uso nº 251/2011-SME E SEEDUC- “escolas compartilhadas”

Þ Fluxos da(na) escola; mo(vi)mentos, fluidez: acesso, permanência; freqüência, desempenhos  {O (In)SUCESSO É DE/POR  TODOS NÓS!!! }; QH 2012, conformações com o fluxo 2011-2012; QH 2013, conformações com o fluxo 2012-2013

Þ Viabilizar, e potenciar, o trabalho empreendedor,  individual e em equipe,  assingularidades de comportamentos e atitudes, em prol  das comunidades
 escolar e local, da” sociedade global”

  Considerações nucleares : síntese dos  (inter)ditos  e ( des) feitos; “ ad-mirações das   
  (in) sensibilidades : (des) com-prometidos, com-pactos ,
para além das consensualidades

« Escola inclusiva, integrada, cidadã: valorização dos processos socio-psico-pedagógicos e  valorização da pluralidade pela singularidade:

              Planos de Ações 2012:Ambiental,  Ensino-aprendizagem e  Resultados...

    A in-dign- ação é mais do que um fato, é uma necessidade,
um ato de respeito pelo
outro,
por si mesmo, mas exige responsabilidade
“nomeada, reconhecida”
LJD

 

Inter-conexões  Cidadãs da Escola  de Gestão Integrada,  Pública:

ü  Conexão Educação da Rede. SEEDUC, DRM III, Escola(s)

ü  Associação de Apoio à Escola ( A.A.E do C.E. JOSE MARTI )

ü  Alunos Representantes de Turma

ü  Escola-Família; escola, local e  global

ü  Grêmio Estudantil : “QUANTA”

ü  Grupo de Teatro: AVE-PALAVRA

ü  Conselho de Classe

*    ESCOLA-DA-NOITE: PARIDADE DE DIREITOS E OPORTUNIDADES; OPINIÃO FORMADA E PRÉ-CONCEITO, RESSIGNIFICAÇÕESDA CIDADANIA, DOS  DIREITOS SOCIAIS E HUMANOS; ( ESCOLA « TRABALHO)

 

A PALAVRA ELEITA 2012 É: (RE) COMPOR

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2012

A Equipe Diretiva  do  Colégio  Estadual  Jose Marti, a Escola-da-Noite, 
o aluno-trabalhador,   iluminando  as  noites de  nossa  cidade

Lúcia Duarte e  Alberto Nunes

 

 

 

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