terça-feira, 4 de setembro de 2012

VOCÊ É TECELÃO DA REDE?!


A SOCIEDADE EM ( NA- DA) REDE

VOCÊ É OU NÃO O TECELÃO DA REDE?!

A REDE ESTÁ LANÇADA, VOCÊ PODE  SER O “PESCADOR” E/OU

SER O “PESCADO”

OPS!!!O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO É INTERATIVO, OU SEJA, O FLUXO É DE MÃO DUPLA!!!

 

Novo pharmakon, a inteligência coletiva que favorece a cibercultura é ao mesmo tempo um veneno para aqueles que dela não participam (e ninguém pode participar completamente dela, de tão vasta e multiforme que é) e um remédio para aqueles que mergulham em seus turbilhões e conseguem controlar a própria deriva no meio de suas correntes
LÉVY, Pierre. Cibercultura

 Interatividade e compartilhamento são conceitos-chave,
considerando as muitas  implicações no contexto da comunicação em nossos dias, aproximando-nos e/ou distanciando-nos O crescimento exponencial de novas mídias ancoradas no potencial interativo da rede mundial de computadores, as chamadas mídias sociais (social media). Orkut, MSN, sistemas de compartilhamento de vídeos e fotos, blogs, fóruns, chats, wikis (sistemas de construção compartilhada de conhecimento), entre outras aplicações, inauguraram a segunda geração de tecnologias e serviços baseados na internet.

 
DA ALDEIA GLOBAL À SOCIEDADE EM REDE

 Marshall McLuhan foi, muitos anos antes da configuração da internet como meio de comunicação, um estudioso sobre o papel dos meios de comunicação ou das tecnologias no cotidiano da sociedade. Na década de 1960, quando a televisão começava a causar profundas transformações na sociedade, por meio da integração internacional via satélite, ele afirmava: “O homem modifica e é modificado pela tecnologia”. Anos mais tarde, por volta de 2005, o conceito de aldeia global já era vazio de significado; sobre isso afirma Castells: “A aldeia global foi um tema forte e interessante na época em que foi definida, mas foi uma predição completamente errônea. Não é uma aldeia, mas uma rede de casas individuais, o que é completamente diferente”,

 
A internet  só ganhou os contornos de uso massivo em 1994, ela é um  meio de comunicação e de relação, instaurando uma nova forma de sociedade, chamada por Castells de “ sociedade em rede”. Essa rede tem uma geografia própria, “tecendo” real e  virtual, o mundo se tornou mais complexo e interdependente, modificando, também,  a sociabilidade, ou seja, as formas de interação social.

 Nos Estados Unidos, os jovens são preparados desde cedo para o mundo cibernético, obtendo experiências pelo mundo virtual. Há grandes discussões sobre isso, pois não podemos abandonar o conhecimento do espaço geográfico e sim conciliar os dois conhecimentos agravando o problema da perda de cultura.

 
A SOCIABILIDADE ESTÁ SE TRANSFORMANDO ATRAVÉS DAQUILO QUE ALGUNS CHAMAM DE PRIVATIZAÇÃO DA SOCIABILIDADE, QUE É A SOCIABILIDADE ENTRE PESSOAS QUE CONSTROEM LAÇOS ELETIVOS, QUE NÃO SÃO OS QUE TRABALHAM OU VIVEM EM UM MESMO LUGAR, QUE COINCIDEM FISICAMENTE, MAS PESSOAS QUE SE BUSCAM: EU QUERIA ENCONTRAR ALGUÉM QUE GOSTASSE DE ANDAR DE BICICLETA COMIGO, MAS PRIMEIRO TENHO QUE PROCURAR ESSE ALGUÉM. POR EXEMPLO: COMO CRIAR UM CLUBE DE CICLISMO? COMO CRIAR UM CLUBE DE GENTE QUE SE INTERESSE POR ESPELEOLOGIA?
Castells, in: Moraes
 

COMO EM CASOS ANTERIORES DE MUDANÇA ESTRUTURAL, AS OPORTUNIDADES QUE ESSA             TRANSFORMAÇÃO OFERECE SÃO            TÃO NUMEROSAS QUANTO OS DESAFIOS QUE SUSCITA. SEU RESULTADO FUTURO PERMANECE EM GRANDE PARTE           INDETERMINADO, E ELA ESTÁ SUJEITA À DINÂMICA CONTRADITÓRIA ENTRE NOSSO LADO SOMBRIO E NOSSAS FONTES DE             ESPERANÇA. ISTO É, À PERENE   OPOSIÇÃO ENTRE TENTATIVAS RENOVADAS DE DOMINAÇÃO E EXPLORAÇÃO E A DEFESA,            PELAS PESSOAS,      DE SEU DIREITO DE VIVER E DE BUSCAR O SENTIDO DA VIDA.
Manuel Castells

 
Em síntese, essa terra de oportunidades traz novos desafios para a humanidade, basta refletirmos para saber quais são as nossas responsabilidades...


PRAGA
Preta Gil
Estou pedindo a Deus, rogando PRAGA, que tu fiques sem ônibus, sem luz ,sem agua.
Trancado em casa com essa tal boneca, boneca, boneca...
Estou pedindo a Deus, rogando PRAGA, que quando saias caia um baita de um pé d’água.
Que te encharque todo ate cueca, cueca, cueca...
Estou pedindo a Deus, rogando PRAGA, que esse nariz arrebitado que te estraga , te traga nada mais q uma meleca, meleca ,meleca

Estou pedindo a Deus que alguém descubra esse maldito calabouço digital, onde tu vives enrolado com essa cobra, os dois a fornicar e falar mau.
Que a tua boca suja na internet, não me alfinete ou canivete nunca mais.
Estou pedindo a Deus no meu tablete que delete seus ataques virtuais.

Estou pedindo a Deus, rogando PRAGA, vazando o meu ciúme, a minha grande magoa.
Na musica , no radio, na televisão, na televisão, na televisão...
Estou pedindo a Deus, rogando PRAGA, que tu deixastes os meus olhos tão rasos d’água,
Ao me deixares assim sem razão
Estou pedindo a Deus, rogando PRAGA, que tu , que a tua bruxa e a tua estranha saga escapem pela luz do coração, coração
, coração.

O SUJEITO É, MAIS QUE UMA PALAVRA LIBERTADORA, UMA AÇÃO E
UMA CONSCIÊNCIA QUE, O MAIS DAS VEZES, NÃO SE AFIRMAM
SENÃO PELO COMBATE CONTRA AS FORÇAS ORGANIZADAS QUE,
DANDO EMBORA UMA EXISTÊNCIA CONCRETA AO SUJEITO,
AMEAÇAM DESTRUÍ-LO, SEGUNDO O MODELO BEM CONHECIDO DOS
MOVIMENTOS RELIGIOSOS, POLÍTICOS E SOCIAIS QUE, EM NOME DE
UM DEUS, DO POVO OU DA LIBERDADE E IGUALDADE, SE
APODERARAM DO PODER E REDUZIRAM AO SILÊNCIO AS LIBERDADES
PESSOAIS.
Alain Touraine: Hannah

 
“ (...) O MAIS IMPORTANTANTE NÃO É O QUE FAZEM COMIGO,
MAS O QUE EU MESMA FAÇO DAQUILO QUE FAZEM DE MIM.
EU NÃO POSSO PERDER A NOÇÃO DO TEMPO (...)
ANTES DE RESOLVER ALGUMA COISA COMIGO, TENHO QUE RESOLVER CONTIGO.
EU PRECISO DA MINHA TRANQUILIDADE DE VOLTA (...)"
Eléia, interpretado pela atriz-amiga Fernanda Dias,
em A Corrente de Eléia, texto de Ribamar Ribeiro
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário