PNE 2011-2020:
“Esta é mais uma vitória da
educação!”, (Em 16/10/2012, PNE em
tramitação
da Câmara para o Senado; para, depois, ser (ou não-ser) sancionada pela
Presidente da República)
Extraordinário, mas, paradoxal e
inextricavelmente, ordinário, já previsto...
Mais uma vez fica provado o já sabido, que um dia vou saber, não sabendo eu
já sabia” (Guimarães Rosa): somos todos
“educandos permanentes”, tal qual nossos alunos lá; nós, aqui, “ficamos com a
boca no papel”, a solidão e a angústia da escrita, somada, ainda, a insígnia
“polêmica”, que nos é proposta, tudo mais acresce na contingência “Estado da
Arte”, metáfora contundente do mundo acadêmico, “con-sonâncias” para “em
posições de governo”, “intelecção
a toda prova”....Escreve-se, aqui, “Plano”, trata-se de “Lei” e, pois, uma carga semântica
emblemática do instituído, vigor do
poder. Como, então, aceder à voz do
próprio texto, para a novidade do dito;
sobrepujar a “Lei”?! “Esta é mais uma
vitória da educação!”; dito proferido
sob o ponto de vista de quem?! Re-edito: Travessia Ad-infinitum...Prosseguimos,
“Educação, a Terceira Margem...”
“A valorização da docência é *“lembrada” em quatro metas”-Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/nova-chance-velhas-necessidades- 20/07/2012 -*Grifo nosso
De tudo que ficou dito acerca do PNE 2011-2020 , creio que
todos almejam uma escola de excelência
de qualidade social para todos, onde todos nós estamos incluidos, e a questão
da valorização dos/das profissionais da educação é tônica, porém não é fim em si mesma; face à
interdependência entre “valorização” e “sucesso
escolar “( “valorização docente” , entendida, aqui, como reconhecimento , que não
se circunscreve apenas no âmbito da remuneração salarial; outrossim, compreende
respeito, confiança,diálogo, mérito) .
Com efeito, valorização e “sucesso escolar” é o encontro do exitoso
processo ensino-aprendizagem do aluno e
do professor, posto que um e outro ensinam e aprendem, inter dialogicamente,
conforme seus currículos “ocultos” , aprendizados tácitos, de vida, de
experiências,
integrados aos currículos “da escola”, acadêmicos.
Em síntese,
propugnar uma dinâmica curricular
mais proativa deve constituir o cerne das
questões mais referendadas de um processo sócio(psico) educativo bem mais amplo
que a escola, aqui,
assenta-se a dimensão econômica como investimento de que
tanto falamos em nome de um consolidado plano escrito , “nosso PNE 2011-2020”,
suas ( e “nossas”) vulnerabilidades e suscetibilidades, que fazem parte dessas con-fabulações,
des-compassos, re-(des)tratos da escola, por que somos e respondemos como lideres e agentes competentes
e éticos, “ com as
letras da Lei”, no chão da escola...
a si mesmos e ao outro em suas ações e emoções.
O professor
movido de íntima paixão capacita-se , natural e vigorosamente, para a ,
sempre, melhor de suas aulas, inundando sua vida pessoal de sua
profissão, seu ofício
LJD
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