Projeto Socci, a escola, Galanteria do Convívio; a escola, centro de disseminação das justiças cognitiva
e social
|
O conto de Guimarães Rosa, A Terceira Margem, é o próprio rio, como vida, fluindo, metáfora da viagem, da descoberta. E para essa
viagem é preciso saber olhar, ver de perto, “ad-mirar”, ver com o outro, ver de muito perto, ter vistas largas e um
pensamento que não se feche nas fronteiras do imediato, nem falsas e perniciosas ilusões, nem pré-conceitos.Urge olhos
límpidos, luzidios, curiosos, abertos, bem abertos, para todas as coisas, todos
os seres, é necessidade imperiosa, profundamente humana, ir além das oposições maniqueístas,pois a
vida, em sua plenitude está
além do dizível e do inteligível.
LJD
LIBERDADE E ÉTICA,
RELAÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA E
ENGLOBÂNCIA
C E JOSE MARTI: a educação pela ética
prático-discursiva, pela ética da
liberdade- responsável, pela ética da solidariedade, pela ética estético- expressiva, pela ética da cidadania plena
Como acusa o escritor
Hadj Garm` Oren,“todo individuo, mesmo o mais restrito a mais banal das vidas,
constitui, em si mesmo, um cosmo. (...). Cada um contém em si galáxias de
sonhos e de fantasias, de ímpetos insatisfeitos de desejos e de amores, abismos
de infelicidades, vastidões de fria indiferença, ardores de astro em chamas,
ímpetos de ódio, débeis anomalias, relâmpagos de lucidez, tempestades furiosas
(...)”.
A TERCEIRA MARGEM DA EDUCAÇÃO: VOCÊ CONSTROI, INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário