quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

C. E. JOSE MARTI 2012

 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
 DIRETORIA  REGIONAL METROPOLITANA III
 COLÉGIO ESTADUAL JOSE  MARTI – U.E.  33069948 -  U.A. 181731
 E-MAIL: colegioestadualjosemarti@gmail.com    
 BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com

                AGENDA SINÓPTICA
            DO  COLÉGIO  ESTADUAL  JOSE MARTI
               PLANEJAMENTO  DO ANO  LETIVO DE 2012 -  
               DE  01/02/2012 A O3/02/2012

CARTO-GRAFIAS  IN –EX-  TENSAS

             O MAIS PROFUNDO É A PELE...
                                                              PAUL VALÉRY

C. E. JOSE MARTI: GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA (GIDE)
FORMAÇÃO DE CIDADANIA E RESPONSABILIDADE social


 CONHECER É DISTINGUIR!!!

Projeto Político Pedagógico do CEJM: Educação pela Ad- miração; Uma Escola Em – De – Todos os Sentidos

Projeto consolidativo:  Colégio Estadual  Jose . Marti : A Escola-da-Noite – Sob a luz  dos               olhos  teus , sob a luz    dos  olhos  meus –Uma Escola  Ex- poente


à Intertítulos-chave  do PPP da U.E:

                     Trabalhar: Verbo Transitivo ( escola « trabalho)

               Programa(s) de leitura(s).: Ex-cripta, Palavras Chamejantes ; entre-en-ten-dendo  todas
                                       as  linguagens

ü                  Projeto de inclusão digital e  midiático; Dedo In- Di(s)cador  (escola e inclusão –                                 midiática;  cidadão- mundo)

ü                  Projeto atinente à  introdução de História e Cultura Africana e Afro-brasileira:
                                                                                               Ser-Tão  (R) E (s)(x) istir  Tanto

ü               Projeto  correspondente à Cidadania Ambiental; Educação e Sustentabilidade:
Iint            Inter (in)- con- fluências do Re- Uni -(di)- Verso

ü                    Projeto MPB  Na Escola, : "Sob as Lentes do Amor, Música é Anima

ü              Projeto Faça Parte 2012, Selo Escola Solidária 2012: Re-Tratos   da  Solidariedade

ü                    Programa Autonomia

                  (...)

           PAP –Projeto de ações sócio ( psico ) pedagógigo – 
 pela“inter-transmulti plur-  i (in)disciplina -   cip    ridade “
(  bimestral , temático, “complexus )


 AVALIAÇÃO : PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº 174 DE 26 DE AGOSTO
DE 2011 - ESTABELECE NORMAS DE AVALIAÇÃO DO  DESEMPENHO ESCOLAR, E DÁ OUTRASPROVIDÊNCIAS.;   PODER EXECUTIVO, DO DO ESTADO DO RJ, ANO XXXVII, Nº 163, PARTE I, TERÇA-FEIRA; 30 DE AGOSTO DE 2011 - RIO DE JANEIRO, 26 DE AGOSTO DE 2011, ANTONIO JOSE VIEIRA DE PAIVA NETO, SUBSECRETÁRIO DE GESTÃO DE ENSINO; AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS

              
 Consoante PPP da U.E.,  Projeto  
Intertitular:
Nos Des-Embaraços  dos Des-a-Fios  
da Avaliação

  Planos de Estudos , respectivos e  co-respondentes à  Recuperação Paralela, Sistemas de
Dependência e de Adaptação,  Avaliação Estratégica (AVE)


  Pré-ocupações  - Instituição Escola;, “forças-fraquezas”, 
Des-Traços 

De(s) Lineamentos  ( dia1 ); Con- (des) Figurações (dia 2); 
 Ex (dis) posições (dia 3)


            Þ Princípios  e  valores organizativos ; transparência, publicização,  competência e    ética     e estética; comunicação  genuina com o outro: blog, e-mails, pasta de  informativos, circulares, agendas, conexão educação; planos de curso, POP, diários de classe... Valorizar , e otimizar,  o registro da prática e a prática do registro;; dizibilidades e visibilidades máximas; re-tratos da vida da escola, avaliações permanentes, permanências e mudanças, atualizações

Þ Con(tra)dições, dinâmicas socioespaciais da escola compartilhada- dificuldades, alcances, (des)implicações: Termo de Cessão de uso nº 251/2011-SME E SEEDUC- “escolas compartilhadas”

ÞFluxos da (na) escola; mo (vi)mentos, fluidez:  acesso, permanência;      freqüência, desempenhos  (O (In)SUCESSO É DE/POR    TODOS!!!

                      Novas Matrizes  Curriculares

                                   QH 2012, conformações com o fluxo 2011-2012

                                   Calendário letivo 2012 (SEEDUC)

Þ Viabilizar, e potenciar,   o trabalho empreendedor,  individual e em equipe,  as singularidades de comportamentos e atitudes, em prol  das comunidades escolar e local, da” sociedade global”


« Considerações nucleares : síntese dos  ( inter )  ditos  e ( des )  feitos; “ ad-mirações das     (in) sensibi   insensibilidades  : (des) com-prometidos,  com-pactos, para além das          consensualidades
 « Escola inclusiva, integrada, cidadã: valorização dos processos socio-psico-pedagógicos 
 e  valorização da pluralidade pela singularidade:

                                 Planos de Ações 2012:  Ambiental,  Ensino-apredizagem e                         e Resultados ...

          A in- dign- ação é mais do que um fato, é uma necessidade, um
ato de  respeito pelo outro, por si mesmo

Inter-conexões  Cidadãs da Escola  de Gestão Integrada,  Pública:

ü  Conexão Educação da Rede. SEEDUC, DRM III, Escola(s)

ü  Associação de Apoio à Escola ( A.A.E do C.E. JOSE MARTI )

ü  Alunos Representantes de Turma

ü  Escola-Família; escola,  local e  global

ü  Grêmio Estudantil : “QUANTA”

ü  Grupo de Teatro: AVE-PALAVRA

ü  Conselho de Classe

«    ESCOLA-DA-NOITE: PARIDADE DE DIREITOS E OPORTUNIDADES; OPINIÃO FORMADA E PRÉ-CONCEITO, RESSIGNIFICAÇÕES  DA CIDADANIA, DOS  DIREITOS SOCIAIS E HUMANOS; ( ESCOLA « TRABALHO)

 A PALAVRA ELEITA 2012 É: "COMPOR"

   Tal como Descartes, no limiar da ciência moderna, exerceu a dúvida em vez de a sofrer,  nós, no limiar de um novo paradigma epistemológico, devemos exercer a insegurança em vez de a sofrer.
                                                                                  Boaventura Santos

 Carto- grafias,  Fronteiras  e  Virtualidades...



Eu ainda não me convenci de que não penetrei além da geografia.
                        Saul Bellow, em Henderson the rain king


 Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 2012
A Direção  do  Colégio  Estadual  Jose Marti, a Escola-da-Noite,  o aluno-trabalhador,   iluminando  as  noites de  nossa  cidade                                         
                  Lúcia Duarte  e  Alberto Nunes
















Nenhum comentário:

Postar um comentário