terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SAERJ 20099 E 2011:COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

Nesta segunda-feira (27/02), o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, apresentou os resultados do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj 2011), avaliação diagnóstica que monitora a qualidade do ensino na rede pública do estado. Os dados revelam que o desempenho dos alunos da rede melhorou em relação ao exame realizado em 2009.

O Saerj, que avalia anualmente os alunos nas disciplinas de Português e Matemática, foi realizado entre os dias 25 e 27 de outubro de 2011 pelos alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio, das fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 3º e do 4º anos do Ensino Normal e das fases equivalentes do Programa Autonomia.
É através dos resultados do exame que a Seeduc identifica as deficiências de cada escola para que possa atuar com o objetivo de elevar o nível e a qualidade do ensino que é oferecido pela rede.
Durante a apresentação dos resultados, o secretário destacou os principais avanços obtidos em relação ao exame realizado em 2009.
- O desempenho dos alunos da rede melhorou muito. Uma das razões para isso foram as aulas de reforço, que atenderam a 180 mil estudantes em 2011 – afirmou Risolia.
De acordo com o último exame, verificou-se ainda que:- No Ensino Regular, a taxa de participação aumentou em 5 pontos percentuais em relação ao Saerj 2010, ultrapassando os 70%;
- No EJA, a taxa de participação alcançou 97%;
- No Ensino Regular diurno, houve melhora em todos os níveis em Língua Portuguesa, com destaques para o 9º ano e para a 3ª série do Ensino Médio. Enquanto no 9º ano os alunos aprenderam quase 60% a mais, na 3ª série eles aprenderam quase 80% a mais;
- Em Matemática, o aprendizado dos alunos da 3ª série do Ensino Regular diurno dobrou, enquanto o dos alunos do 9º ano se manteve estável;
- No Ensino Regular noturno, os alunos do 9º ano e da 3ª série aprenderam cerca de 80% a mais do conteúdo de Língua Portuguesa;
- Já em Matemática, os alunos do 9º ano do Ensino Regular noturno aprenderam quase 50% a mais, enquanto os da 3ª série aprenderam quase 60% a mais;
- O desempenho dos alunos do Ensino Regular diurno é aproximadamente 10% melhor que dos alunos do Ensino Regular noturno, embora os dois turnos tenham evoluído em relação ao Saerj 2009;
- A desigualdade entre as escolas da rede foi reduzida em 20% no Ensino Fundamental e em 25% no Ensino Médio.

Em relação à redução da desigualdade entre as escolas, Risolia considerou que se trata de um grande avanço para um ano de trabalho.

- A Secretaria está bastante otimista em relação a esses dados. A redução da desigualdade da rede é um motivo para comemorarmos – disse o secretário.

Curso prepara IGTs para resultados do Saerj
 Cerca de 250 Integrantes do Grupo de Trabalho (IGTs), da Secretaria de Estado de Educação, participaram, nesta segunda-feira, do Curso de Apropriação de Resultado Saerj. O objetivo do treinamento é oferecer formação continuada aos gestores e técnicos educacionais da rede, sobre a interpretação e compreensão dos resultados da avaliação do ensino no Estado.

 

Tudo isso nos remete ao pensamento de Antonio Gramsci : “Sou um pessimista pela inteligência,
mas um otimista por
desejo”.

 

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