quinta-feira, 20 de outubro de 2011

COLÓQUIO SOBRE EDUCAÇÃO SOCIOPEDAGÓGICA PELOS VIESES DA GESTÃO COMPARTILHADA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
 DIRETORIA  REGIONAL METROPOLITANA III
 COLÉGIO ESTADUAL JOSE  MARTI – U.E.  33069948   U.A. 181731
 BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com

Por  Outras  Palavras…
Outras Práticas...

"Há palavras que fazem bater mais depressa o coração…"
 [Almada Negreiros]



  • Em educação, assim como em qualquer campo social, existe uma luta sendo travada, onde estão em jogo diferentes posturas e concepções, que, em última análise, refletem os diferentes compromissos dos sujeitos. Neste sentido é praticamente impossível que haja um consenso absoluto do grupo com relação a todos os aspectos de trabalho
Vasconcellos
  • O docente raramente atua sozinho, Ele se encontra em interação com outras pessoas, a começar pelos alunos. A atividade docente nao e exercida sobre um objeto, sobre o fenômeno a ser conhecido ou uma obra a ser produzida. Ela e realizada concretamente numa rede de interações com outras pessoas, num contexto onde o elemento humano e determinante e onde estão presentes simbolos, valores, sentimentos, atitudes, que são passiveis de interpretação e decisão. Essas interações são mediadas por diversos canais: discurso, comportamentos, maneiras de ser, etc. Elas exigem, portanto, dos professores, nao um saber sobre um objeto de conhecimento nem um saber sobre uma pratica e destinado principalmente a objetiva-la, mas, a capacidade de se comportarem como sujeitos, como atores e de serem pessoas de interação com pessoas
Tardiff

  • Discursos eloqüentes sobre valores, desvinculados de uma prática consentânea, conduzem irremediavelmente ao descrédito, à sensação de desamparo, ou ao desenvolvimento de atitudes cínicas que eivam o terreno educacional.
Machado

  • Nosso mundo pessoal é uma gigantesca síntese de toda a realidade que assimilamos e de todos os significados que proferimos


  • Nossas interações com os outros são profundamente afetadas por nossas teorias intuitivas cotidianas sobre como outras mentes funcionam
Bruner
  • Nossa consciência da realidade física parece tão tangível, tão concreta e real que em geral acreditamos que o mundo deve existir exatamente como percebemos
Schiffman

“(...) A todos esses que em mim atingiram zonas assustadoramente inesperadas (...) e que a mim me vaticinaram a mim mesmo a ponto de eu neste instante explodir em: eu. Esse eu que é vós pois não aguento ser apenas mim, preciso dos outros para me manter de pé (...)” .
Clarice Lispector

A GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA- GIDE-
DO C.E. JOSE MARTI

A INTERLOCUÇÃO - INVESTIGAÇÃO-AÇÃO - NA EDUCAÇÃO CONFLUI NA PRÁTICA DA GESTÃO COMPARTILHADA
LJD


RIO DE JANEIRO, 20 DE OUTUBRO DE 2011
A DIREÇÃO DO C. E. JOSE MARTI
LÚCIA DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário