GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA III
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U.E. 33069948 U.A. 181731
BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com
"Há palavras que fazem bater mais depressa o coração…"
[Almada Negreiros]
Em educação, assim como em qualquer campo social, existe uma luta sendo travada, onde estão em jogo diferentes posturas e concepções, que, em última análise, refletem os diferentes compromissos dos sujeitos. Neste sentido é praticamente impossível que haja um consenso absoluto do grupo com relação a todos os aspectos de trabalhoVasconcellos
- O docente raramente atua sozinho, Ele se encontra em interação com outras pessoas, a começar pelos alunos. A atividade docente nao e exercida sobre um objeto, sobre o fenômeno a ser conhecido ou uma obra a ser produzida. Ela e realizada concretamente numa rede de interações com outras pessoas, num contexto onde o elemento humano e determinante e onde estão presentes simbolos, valores, sentimentos, atitudes, que são passiveis de interpretação e decisão. Essas interações são mediadas por diversos canais: discurso, comportamentos, maneiras de ser, etc. Elas exigem, portanto, dos professores, nao um saber sobre um objeto de conhecimento nem um saber sobre uma pratica e destinado principalmente a objetiva-la, mas, a capacidade de se comportarem como sujeitos, como atores e de serem pessoas de interação com pessoas
Tardiff
- Discursos eloqüentes sobre valores, desvinculados de uma prática consentânea, conduzem irremediavelmente ao descrédito, à sensação de desamparo, ou ao desenvolvimento de atitudes cínicas que eivam o terreno educacional.
Machado
- Nosso mundo pessoal é uma gigantesca síntese de toda a realidade que assimilamos e de todos os significados que proferimos
- Nossas interações com os outros são profundamente afetadas por nossas teorias intuitivas cotidianas sobre como outras mentes funcionam
Bruner
- Nossa consciência da realidade física parece tão tangível, tão concreta e real que em geral acreditamos que o mundo deve existir exatamente como percebemos
Schiffman
“(...) A todos esses que em mim atingiram zonas assustadoramente inesperadas (...) e que a mim me vaticinaram a mim mesmo a ponto de eu neste instante explodir em: eu. Esse eu que é vós pois não aguento ser apenas mim, preciso dos outros para me manter de pé (...)” .
Clarice Lispector
A GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA- GIDE-
DO C.E. JOSE MARTI
A INTERLOCUÇÃO - INVESTIGAÇÃO-AÇÃO - NA EDUCAÇÃO CONFLUI NA PRÁTICA DA GESTÃO COMPARTILHADA
RIO DE JANEIRO, 20 DE OUTUBRO DE 2011
LJD
RIO DE JANEIRO, 20 DE OUTUBRO DE 2011
A DIREÇÃO DO C. E. JOSE MARTI
LÚCIA DUARTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário