segunda-feira, 31 de outubro de 2011

HALLOWEEN É “MAGIA, ENCANTAMENTO, MISTÉRIO” , ACONTECE ENTRE O PÔR-DO-SOL DO DIA 31 DE OUTUBRO E 1° DE NOVEMBRO

ABRACADABRA , TUDO
DE BOM PARA TODOS
NÓS, BENDITA VIDA,
LINDA,
MARAVILHOSA,
"ENCANTADORA E
ENCANTADA"!!!






A MULTIDIMENSOALIDADE DO HALLOWEEN: 
MÍTICO, MISTÍCO,ESPIRITUALIDADE,
(A-)RELIGIOSIDADE
 ESPIRITUOSIDADE, 
 LUDICIDADE, JOGOSIDADE, FÉ,
CRENÇA, CRENDICE...


A abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoriaO Halloween ocorre basicamente em países anglo-saxônicos, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (não existe referências de onde surgiram essas celebrações

Etimologia da palavra “HALLOWEEN”Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow EveningHallowe'enHalloween

Halloween pelo mundo, ”globalizado, sem fronteiras”:
multiculturalidade não é aculturação; outrossim,
hospitalidade, alteridade, re-conhecimento da
diversidade para (pela) unidade , “desterritorializações  afeto-cognitivas”
LJD
HALLOWEEN SÓ É CONHECIDO COMO “DIA DAS BRUXAS” NOS PAISES DE LÍNGUA PORTUGUESA


Vamos agora, sucintamente, à história do Halloween
  O Halloween, sobretudo nos EUA, marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas
Por que abóboras e velas: Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)
A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não


DIAS DE FINADOS OU DIA DOS MORTOS, NOs países de origem hispânica, PRINCIPALMENTE PELA INFLUÊNCIA E PODER DA IGREJA  CATÓLICA,  COMO NO BRASIL...
A festa de Halloween é o mistério , medo e reverência ( d )a morte,  assim como , salvo suas singularidades, o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados – no Brasil- dia 2 de novembro- , como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, lembrar e homenagear os morto. Em síntese, os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.


Alguns significados dos símbolos , ícones,  do HALLOWEEN:
A vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
O caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
A vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas. as moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
Os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
A aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
O morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
O sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
O gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso

AS CORES MARCANTES DO HALLOWEEN:
Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo - cor da magia ritualística.

Sagrado é todo o objeto, ato (cerimônia, rito, prece) e intenção que se relacione com o divino
ROMERO, Emílio. As Dimensões

Quando deparamos com determinadas situações-limites nossa existência transcende para o "Absoluto"
Karl Jaspers


Nota

A lanterna vegetal chamada de "Jack-o'-lantern" em inglês, em Portugal chama-se coca e no Brasil existe um personagem de folclore chamado Cuca. Em Portugal, a Abóbora do Dia das Bruxas e é uma tradição ancestral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário