segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PODER DE REPARAÇÃO, PROSPECTIVAMENTE; O MOMENTO É DE MOBILIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO; ENEM - : MINIMIZANDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS ...

ENEM/ 2011  E  O  C E JOSE MARTI

“ISTO E AQUILO!!!”...PORQUE AS “POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS” SÃO, PARADOXALMENTE, E NATURALMENTE, NECESSÁRIAS PARA QUE SE FAÇAM – EM BREVE PERÍODO DE TEMPO - AS “CORREÇÕES” NOS “ERROS HISTÓRICOS”, MAS, TAMBÉM, MUITAS DAS AÇÕES TRATAM - OU TENTAM TRATAR- COMO SIMPLES- OU MELHOR, “SIMPLISTAS” - QUESTÕES “COMPLEXAS”, IMPLICANDO, NÃO RARO, EM DISCRIMINAÇÃO ÀS AVESSAS, RANÇOS DE UMA SOCIEDADE QUE PRIVILEGIA UMA MINORIA, EXCLUINDO A MAIORIA, RELEGADA ÀS MAZELAS DO CAPITALISMO (NEO) LIBERAL. ESTAS E OUTRAS QUESTÕES SUSCITAM UMA REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO PEDAGÓGICA, A PROBLEMÁTICA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E OS MECANISMOS DE EXCLUSÃO/ INCLUSÃO SOCIAL. ADEMAIS, IMPORTA CONSIDERAR A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL, AINDA UM PROCESSO RECENTE E PERMEADO POR DIVERSAS LACUNAS NÃO RESOLVIDAS; MUITAS DESSAS LACUNAS ESTÃO NA EDUCAÇÃO, OU A ELA SE REPORTAM , DIRETA OU INDIRETAMENTE. POR TUDO ISSO, URGE FICARMOS ATENTOS, AGENTES E LÍDERES DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS.

ENFIM, SEM A PRETENSÃO DE ESGOTARMOS TEMA TÃO CONTROVERSO E POLÊMICO; ORA, SUBLINHAMOS AS AÇÕES PELAS QUAIS COMEÇAM A SER ELIMINADAS AS PRÁTICAS SEGREGACIONISTAS QUE INVESTEM CONTRA A “EDUCAÇÃO PARA TODOS”,SENDO, EM SUMA, INDISPENSÁVEL ADERIR AO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA, PROMOVENDO A RUPTURA COM VELHOS E EXCLUDENTES PARADIGMAS E PRÁTICAS MANIQUEÍSTAS, DESCONSTRUINDO CRENÇAS E CONSTRUTOS INTERNALIZADOS DOGMATICAMENTE, COMO AQUELES QUE , HÁ MUITO, SUBESTIMAM O ALUNO-TRABALHADOR, VITIMADO POR TODA SORTE DE PRÉ-CONCEITOS, ENREDOS E CONFABULAÇÕES A SERVIÇO DA EXCLUSÃO DESSE GRUPO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS, A BEM DA VERDADE, EM BUSCA DE SUAS RE-INTEGRAÇÕES NA ESCOLA E NA SOCIEDADE. E ESSE É O TEMPO, POR QUE RESPONDEMOS, DISSEMINANDO A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA CIDADÃ, DEMOCRÁTICA, INCLUSIVA

EM OUTRAS PALAVRAS, NO C E JOSE MARTI CUIDA-SE DO ACESSO E PERMANÊNCIA DO ALUNO-TRABALHADOR NA ESCOLA. DENTRE MUITOS PROJETOS E PROGRAMAS AFINS, DESTACAMOS, AQUI, O ENEM , ESTIMULANDO O ESTUDO PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR OU MAIS UMA POSSIBILIDADE DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DA CERTIFICAÇÃO DA EJA ( O ALUNO, PARA TANTO, PRECISA ATINGIR A PONTUAÇÃO MÍNIMA REQUERIDA NO ENEM).

POR ESSES VIESES, O C. E. JOSE MARTI, DIA-A-DIA, CONSOLIDA A SUA FUNÇÃO SOCIAL, POLÍTICAS AFIRMATUVAS DE INCLUSÃO, DE DEMOCRATIZAÇÃO, IN-FORMANDO CIDADÃOS , NA MAIS PLENA SIGNIFICAÇÃO DO TERMO.

ASSIM É QUE DIA 06 DE OUTUBRO- QUINTA-FEIRA- COM INÍCIO ÀS 18H. E 30M. VOCÊ, NOSSO ALUNO-TRABALHADOR, REALIZARÁ, NA SUA SALA DE AULA, O “SIMULADO DO ENEM”, UM PROJETO DA CESCRANRIO, UMA OPORTUNIDADE ÍMPAR PARA VOCÊ AVALIAR SEUS CONHECIMENTOS

PROMOVER SEU PRÓPRIO CRESCIMENTO INTELECTUAL,PESSOAL E PROFISSIONAL, PROMOVENDO A EQUIDADE SOCIAL, UMA POLÍTICA AFIRMATIVA, IRREFUTAVELMENTE, MOLA-MESTRA DO IDEAL DA ESCOLA PÚBLICA INSTRUMENTALIZADORA DA JUSTIÇA E DA PAZ

AÇÃO AFIRMATIVA É PLANEJAR E ATUAR NO SENTIDO DE PROMOVER A REPRESENTAÇÃO DE CERTOS TIPOS DE PESSOAS . AQUELAS PERTENCENTES A GRUPOS QUE TÊM SIDO SUBORDINADOS OU EXCLUÍDOS . EM DETERMINADOS EMPREGOS OU ESCOLAS.
BARBARA BERGMANN


{A AÇÃO AFIRMATIVA TEM} ... COMO FUNÇÃO ESPECÍFICA A PROMOÇÃO DE OPORTUNIDADES IGUAIS PARA PESSOAS VITIMADAS POR DISCRIMINAÇÃO. SEU OBJETIVO É, PORTANTO, O DE FAZER COM QUE OS BENEFICIADOS POSSAM VIR A COMPETIR EFETIVAMENTE POR SERVIÇOS EDUCACIONAIS E POR POSIÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO.
SANT.ANA CONTINS



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